Últimas

Search Suggest

Sobre a maior mina de carvão da Europa (Katowice - Polónia), e a problemática longevidade das centrais a carvão europeias



"Nos arredores de Katowice, fica a maior mina de carvão da Europa.

Com cerca de 3500 trabalhadores, é um dos símbolos de uma região há muito descrita como o reino de carvão da Polónia.

Aqui, a mineração de carvão não é apenas uma indústria, é a essência da identidade da Silésia.

É um trabalho duro e perigoso, diz Radek, mas ele não consegue pensar em fazer outra coisa. "Durante toda a minha vida, tenho visto esta mina desde a minha janela. O meu pai era mineiro, os meus avós trabalhavam nas minas. É uma tradição transmitida de geração em geração. É difícil explicar o porquê mas algo me atrai e continuo a trabalhar nesta mina,”revela o mineiro de uma mina de carvão, Radek Wojnar.

Num país onde o carvão é responsável por 80% da produção de energia elétrica, as metas climáticas e energéticas da União Europeia, que incluem a eliminação gradual dos combustíveis fósseis, não são bem aceites."


Fonte: Euronews





* * *

  • Reservas de carvão na Polónia e sua utilização como recurso energético:

O carvão do tipo antracite (hard coal) e a lenhite são de importância estratégica para a Polónia. Em comparação com outros países membros da União Europeia, a Polónia possui reservas substancialmente maiores de antracite lenhite e faz bom uso desses recursos de energia para a produção de eletricidade. As reservas de carvão bruto totalizam 21,1 mil milhões de toneladas, localizadas principalmente nas bacias de carvão da Alta Silésia e Lublin.

(...) [Em 2015] quase metade da produção de eletricidade polaca, 79,9 TWh (48,4%), foi gerada em centrais elétricas a carvão e 52,9 TWh (32,1%) em centrais elétricas alimentadas a lenhite.

Fonte: Euracoal

 * * *

  • Centrais a carvão na Europa e a sua problemática longevidade:

Existem cerca de 280 centrais a carvão ainda em operação na União Europeia, das quais 200 estão em operação há mais de 30 anos, ou seja mais de 70% destas.

Essas unidades a carvão são mais ineficientes e poluentes. A Alemanha tem a maior capacidade de produção de energia a partir de carvão, mas possui as centrais a carvão mais recentes mas também um número enorme de unidades antigas, juntamente com a Polónia.

O Reino Unido, a Espanha e a França não têm centrais recentes, sendo o seu parque constituída exclusivamente com unidades antigas.

Fonte: Unearthed
Fonte: CAN Europe