Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre cascas de banana para despoluir água de rios

Kilchoman-4
Um estudo encabeçado pelo cientista Gustavo Castro e outros colegas brasileiros investigou com sucesso a capacidade das cascas de banana reterem metais pesados, como cobre e chumbo, em cursos de água fluviais.
Os metais pesados, que se acumulam nos rios devido a actividades como mineração e agricultura, são actualmente extraídos da água através de métodos caros e também eles poluentes, razão pela qual têm sido investigadas formas de se realizar esta remoção com recurso a restos de plantas, como cascas de amendoim e fibras de côco.
Os referidos investigadores descobriram que as cascas de banana conseguiram remover com rapidez cobre e chumbo das águas do rio Paraná bem como outros materiais, tendo concluído que podem usadas até 11 vezes, em pH ácido, sem que percam a capacidade de reter os metais. As vantagens apontadas ao uso de cascas bananas prende-se com o seu baixo custo e com o facto de não necessitarem de modificações química para funcionar.
Para além da função despoluídora, as cascas banana poderão também ser aplicadas em processos de análise de asmotras de água, onde servirão para identificar a presença de metais.
Fonte:  Banana Peel Applied to the Solid Phase Extraction of Copper and Lead from River Water: Preconcentration of Metal Ions with a Fruit Waste, Gustavo Castro et al.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...