Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a descoberta de “minicelulose “ e a sua relevância para a modelação da produção de biocombustíveis

 

alpha-cyclodextrin

 

Engenheiros químicos da Universidade do Massachussets - Amherst descobriram uma molécula de "minicelulose" que se comporta de modo semelhante à celulose quando aquecida a altas temperaturas.

No decorrer de processo ligados aos biocombustíveis, como a gasificação ou pirólise, complexas reacções químicas ocorrem a altas temperaturas.

Muitas destas reações têm permanecido desconhecidas por força do tamanho da molécula de celulose impossibilitar a modelação computacional.

Com recurso à molécula "alpha-cyclodextrin", agora descoberta, Paul Dauenhauer, professor de engenhaira química e investigador dessa universidade, e a sua equipa conseguiram calcular num mês aquilo que, segundo o próprio, demoraria “10 mil anos” a simular usando celulose, a nível de reacções químicas.

Este investigador e a sua equipa conseguiram assim analisar a conversão da madeira e estudar a conversão em furanos, moléculas importantes para a produção de biocombustíveis.

A modelação dos sistemas reaccionais permitirão melhorar o dimensionamento de reactores de biomassa e otimizar a produção de biocombustíveis.

Na base da descoberta desta molécula-chave está uma nova técnica experimental chamada "pirólise de camada fina".

Fonte: BioFuels

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...