Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre os químicos utilizados nas piscinas

A maior parte das pessoas não imagina a quantidade de compostos químicos que são adicionados às piscinas para manter a água “equilibrada”. São os químicos existentes na água de uma piscina que determinam a condição da mesma, bem como o conforto e segurança dos banhistas.

imageSe a água de uma piscina não for devidamente tratada, poderá corroer equipamento, dissolver cimento ou conduzir à deposição de sais minerais. Além disso, a presença de metais dissolvidos pode levar ao aparecimento de manchas. A ausência de produtos químicos pode ainda provocar o surgimento de algas verdes, amarelas ou pretas na água, tornando a piscina viscosa e escorregadia.

Uma miríade de diferentes produtos de tratamento existem, mas o grande protagonista no tratamento da água das piscinas é sem dúvida o cloro. Mantendo-se uma concentração residual de algumas partes por milhão, consegue-se que este agente evite a propagação de microorganismos.

O cloro usado nas piscinas, porém, tem a fama de fazer a água “cheirar mal”, o que não é de todo verdade. O odor resulta precisamente de não existir na piscina cloro em quantidade suficiente para evitar que se forme cloramina (NH2Cl), a qual essa sim confere o cheiro “a cloro”.image

A questão do pH é também crucial numa piscina. Este deve situar-se entre 7,4 e 7,6. Idealmente, uma piscina deve funcionar como uma solução tampão, isto é, deve conter um equilíbrio de espécies tal que consiga resistir a variações pontuais no pH.

Para além dos químicos para a limpeza básica da piscina, muitos outros existem, com funções variadas como ajustar o pH e o teor de cálcio, oxidantes, clarificadores, floculantes, remoção de metais, limpeza de superfícies, antiespumantes, entre outros. No âmbito das piscinas de spa e de jacuzzi, existem ainda fragrâncias e amaciadores.

O mercado dos químicos para piscina ronda os 2 mil milhões de dólares por ano e tem vindo a crescer todos anos, com destaque para o grande crescimento do segmento das piscinas de spa, entre 7% e 10% ao ano.

Fonte: Chemical & Engineering News

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...