Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre um material inovador na separação de misturas gasosas


BEQ8
Investigadores da Universidade da Califórnia desenvolveram um material de base ferrosa que poderá permitir uma significa poupança de energia pela eliminação de processos de separação de gases intensivos no consumo de energia.
No âmbito da indústria petrolífera o processo de 'cracking' permite a quebra de hidrocarbonetos de cadeia mais longa em moléculas com cadeias menores. Segue-se depois uma necessária etapa de separação das misturas gasosas desses hidrocarbonetos de cadeia mais curta, para possam servir indústrias como a dos polímeros.
Uma das formas até aqui usada para separar esses gases consiste no arrefecimento das mesmas a temperaturas na ordem de 100ºC negativos em que  elevadas pressões são também usadas, processo este conhecido por destilação criogénica.
Segundo Jeffey Long, professor da Universidade de Berkeley, a destilação criogénica é das operações unitárias mais consumidoras de energia que se encontram em uso pela indústria química e petrolífera, facto que lhes confere um negativo contributo para a sustentabilidade ambiental.
Long e a sua equipa criaram uma estrutura metalo-orgânica (MOF) à base de ferro que pode ser usada a altas temperaturas para separar de modo eficiente estes gases, dispensando a vertente do arrefecimento criogénico.
Numa perspectiva microscópica, o Fe-MOF-74 assemelha-se a uma coleção de estreitos tubos empacotadas como 'palhinhas de bebida' numa caixa. Cada tubo é feito de materiais orgânicos e seis tiras longas de ferro que acompanham o comprimento desse tubo.
Ao passar a mistura de hidrocarbonetos gasosos através de um filtro feito com esses tubos, os gases de maior afinidade ficam retidos na primeira camada, outros na segunda e assim sucessivamente, funcionando assim o mecanismo de separação.
Fonte: Global Technology Forum

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...