Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o efeito Mpemba e água quente que congela mais depressa que água fria



O efeito Mpemba é um fenómeno físico-químico paradoxal e ainda sem explicação, que se caracteriza pela constatação de que uma porção de água quente (morna) congela mais rapidamente do essa mesma quantidade de água a uma temperatura inferior.

Por não ter explicação, a Royal Society of Chesmistry lançou um desafio no sentido de premiar financeiramente propostas criativas e originais que ajudem a interpretar e justificar o efeito Mpemba.

Áreas como as da produção de gelados ou serviços de bar e bebidas não só convivem como tiram partido do efeito Mpemba no âmbito das suas actividades sem que contudo percebam ou consigam explicar os motivos que fundamentam esta verificação prática.

Ao que parece não é por falta de estudo e atenção que a questão ainda não foi resolvida, não existissem relatos de que já na Grécia antiga, há milénios, portanto, Aristóteles refletisse sobre este tema. Também Descartes, algures nos séc. XVI e XVII, o tiverem em consideração.



Sucedem-se na internet experiências e referências ao efeito Mpemba. Partilho abaixo um vídeo sobre o tema.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...