Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a liofilização: definição, história e aplicações




A técnica conhecida por liofilização consiste numa estratégia de separação baseada na sublimação (mudança de fase diretamente de sólido para gás).

Costuma ser usada para reduzir a quantidade de água numa amostra que contenha espécies biológicas ou compostos químicos susceptíveis de se degradarem com a temperatura. [1]

 Enquanto método, é similar à destilação a vácuo convencional, com uma diferença essencial: o material deve estar previamente solidificado e ser sujeito a  uma pressão muito baixa (alto vácuo). Sob estas condições a matriz de gelo é selectivamente removida por sublimação.

Um aspecto interessante associada a esta técnica prende-se com haver sido descoberta em 1890 mas apenas se ter verdadeiramente expandido com a 2ª Guerra Mundial, no seguimento da necessidade de se liofilizar amostras de plasma sanguíneo.

Liofilizador de escala laboratorial.



Liofilizador de escala industrial.


A aplicação industrial deste processo de separação é variada [3]:

  • No âmbito da indústria alimentar, a liofilização é aplicada na produção de refeições instantâneas (vegetais, carne, peixe), assim como na preparação de fruta a utilizar em cereais e sumos.
  • A indústria leiteira recorre também à liofilização com vista a preservar nos lacticínios proteínas e enzimas.
  • Na indústria farmacêutica esta técnica permite preservar hormonas, vacinas e outros produtos biológicos facilmente degradáveis.
  • Relativamente a aplicações menos vulgares mas igualmente interessantes pode-se citar os exemplos da preservação de livros que danificados por cheias ou artefactos encontrados no fundo do mar. Noutro registo, pode-se referir o seu uso em arte floral para preservação de pétalas e flores destinadas à decoração.


1 comentários:

Anónimo disse...

prende-se com haver sido descoberta às 1890

prende-se com ter sido descoberta em 1890


podem-se citar os exemplos

pode-se citar os exemplos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...