Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o ultra-som, seu funcionamento e aplicações




Um gerador de ultra-som é uma dipositivo que transforma corrente alterna num sinal de 20KHz que coloca em funcionamento um conversor/trandutor piezoelétrico.

Este sinal elétrico é convertido pelo transdutor numa vibração mecânica devido às características dos cristais pieozoelétricos.

Esta vibração é amplificada e transmitida ao longo de uma sonda cuja ponta expande e contraí. A distância percorrido pela ponta depende da amplitude selecionada pelo utilizador.

Quando aplicadas num líquido, a rápida vibração da ponta da sonda causa cavitação, a formação e colapso violento de bolhas microscópicas, havendo libertação de energia.

O diâmetro da ponta da sonda determina a quantidade de amostra que pode ser processada. Quando mais pequena for a ponta da sonda mais concentrada é a área de aplicação da vibração.

Fonte: QSonica

Aplicações



  • Biotecnologia:

A técnica de ultra-som é considerada ideal para provocar lise em bactérias, leveduras e células de tecidos com vista à extração de proteínas, DNA, RNA e componentes celulares.


  • Indústria Farmacêutica:

A rutura de células é comum nos laboratórios de análise e controlo de qualidade. Neste tipo de laboratórios é comum recorrer-se ao ultra-som para efectuar desgasificações e mistura de amostras, assim como para partir comprimidos em testes de dissolução. A geração de lipossomas e emulsões beneficia também das potencialidade do ultra-som, para fins de microencapsulamento na produção de cremes e loções.


  • Indústria Química:

O ultra-som acelera reações físicas e químicas, criando novos campos de investigação. Os maiores avanços em química usando ultra-som (sonochemistry) inclui  a síntese química de catalisadores e ligas, a catálise de reações organometálicas, o microencapsulamento de proteínas e a hidrólise de esteres. Verifica-se que uso de ultra-som conduz a aumentos de rendimento, aumentos de eficiência e poupança de energia.


  • Ambiente:

O ultra-som é usado em laboratórios de análise para processar amostras de solo e sedimentos em substituição da extração Soxhlet. O ultra-som realize em 8-10 min aquilo que a extração Soxhlet consegue em 4-18h, usando menos solvente e aumento os rendimentos.

Fonte: QSonica

Ultra-som em funcionamento

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...