Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o furfural enquanto molécula base para a indústria química, obtida a partir de biomassa vegetal




Existem três produtos intermediários importantes, que podem ser produzidos a partir de biomassa vegetal, são eles o etanol, o furfural e o fenol.

Com estas três moléculas é possível gerar cerca de 95% dos compostos sintéticos produzidos na atualidade.

Perspectiva-se que num futuro próximo o etanol venha a representar o substituto dos combustíveis fósseis e que o furfural se torne o químico por excelência que servirá de matéria prima para as mais variadas sínteses da indústria.

Porém, a produção de furfural a partir de açúcares ainda se debate com rendimentos bastante abaixo do teórico, situando-se entre 50 e 70%. Tem sido explorada a possibilidade de produzir este composto a partir de madeira de árvores de grande porte, mas verifica-se que a produção conjunta de etanol e furfural a partir da mesma amostra exibe alguma imcompatibilidade. Ao que parece o furfural inibe a produção de etanol, por via da destruição da celulose.

Fonte: Future Energy, Environment, and Materials - G. Yang

*     *     *

"Furfural, de fórmula molecular C5H4O2, é um óleo límpido e incolor que quando exposto ao oxigênio do ar sofre oxidação tornando-se castanho-avermelhado. Este aldeído heterocíclico e aromático é conhecido também como 2-furanocarboxialdeído, furaldeído, 2-furanaldeído, fural e furfuraldeído.

A produção mundial de furfural é de 250.000 t/ano, sendo diretamente utilizada como solvente ou como material de partida para a preparação de outros solventes orgânicos, como o álcool furfurílico e o tetra-hidrofurano (THF).1 O álcool furfurílico é diretamente preparado pela hidrogenação catalítica do furfural e apresenta uma série de aplicações na indústria química, tais como, material de partida na produção do álcool tetra-hidrofurfurílico, na manufatura de resinas e como intermediário na produção de fragrâncias e vitamina C. THF é um importante solvente industrial obtido através da hidrogenação do furano que, por sua vez, é obtido por descarbonilação catalítica do furfural.

Outros importantes derivados são a furfurilamina, ácido furoico e ácido levulínico (Esquema 1). A furfurilamina é utilizada na produção de substâncias com atividades farmacológica e pesticida, bem como no processo de produção de fibras, sendo preparada via aminação redutiva do furfural. O ácido furoico é utilizado na síntese de medicamentos e de perfumes; o ácido levulínico (ácido 4-oxo-pentanoico) é um importante intermediário para a síntese de ácido succínico que é usado como aditivo alimentar e na síntese de produtos farmacêuticos; o ácido δ-aminolevulínico é um excelente herbicida, inseticida e regulador do crescimento de plantas.

A principal vantagem do furfural como matéria-prima, é que suas fontes são renováveis. Os resíduos agrícolas, tais como sabugo de milho, bagaço de cana-de-açúcar, casca de arroz e farelo de trigo, gerados em grandes quantidades no Brasil, são as principais fontes utilizadas para a obtenção do furfural, uma vez que são ricas em hemicelulose e estão regularmente disponíveis em grandes quantidades.11,12 Bagaço de cana-de-açúcar e sabugos de milho são os dois materiais mais comumente utilizados para a produção de furfural (contendo 25 e 35% de pentosanas, respectivamente), sendo responsáveis por mais de 98% de todo o furfural produzido. Vale ressaltar que a China é considerada o maior produtor desta substância (cerca de 70%) , utilizando como matéria-prima principal o sabugo do milho." 


*     *     *

Aplicações do furfural [1]

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...