Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a Bioflex I, a primeira fábrica de etanol celulósico em escala comercial do Hemisfério Sul




A Bioflex 1, unidade industrial da GranBio, é a primeira fábrica de etanol celulósico em escala comercial do Hemisfério Sul e o projeto mais inovador da indústria sucroalcooleira desde o Proálcool.

Instalada no município alagoano de São Miguel dos Campos, distante 55 quilômetros do porto de Maceió, a unidade entrou em operação em setembro de 2014. Tem capacidade para produzir 82 milhões de litros do biocombustível por ano.

Um conjunto de tecnologias (pré-tratamento, hidrólise enzimática e fermentação) permite a transformação de palha e bagaço de cana-de-açúcar em um combustível avançado, limpo e que não compete com alimentos.


* * *


O etanol 2G é mais sustentável por diversas razões. Primeiro, não é preciso plantar nenhum hectare a mais de cana-de-açúcar para produzi-lo. A matéria-prima utilizada no processo é composta apenas por resíduos, como a palha, que antes era descartada ou queimada nos canaviais. O Brasil tem capacidade de aumentar em 50% a produção de etanol apenas com o uso de palha e bagaço, sem a necessidade de ampliar canavias.

Outro ganho está no aproveitamento dos subprodutos gerados na fabricação do etanol 2G. A lignina, que não existe no processo convencional, é queimada em uma caldeira que gera energia tanto para a operação da fábrica quanto para a rede externa de eletricidade.

* * *


Fonte: GranBio

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...