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Sobre princípios e dados históricos do uso de refrigeração pelo Homem

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"No princípio a refrigeração era primitiva e fazia uso do gelo natural. Geralmente o objetivo consistia em preservar o gelo para sua utilização como luxo no tempo quente em vez de utilizá-lo para conservar alimentos. O gelo era cortado nos lagos gelados no Inverno, os blocos era guardados em covas revestidas de palha ou outro material isolador, e cobertos com terra. Este isolamento era suficiente para evitar o calor do sol, e a cova poderia ser aberto a meio do Verão para se retirar o gelo.

Este método de armazenamento era utilizado pelos Romanos, e até mesmo durante o último século [XIX] havia um considerável transporte de gelo da Noruega, Canadá, e outros países onde os lagos gelavam durante o Inverno."
(...)

 [1]


"Mesmo depois da invenção da maquinaria para produção artificial de gelo, continuou o envio de gelo natural da Noruega para a Grã-Bretanha, em virtude de ser muito dispendioso o fabrico. Utilizaram-se navios com porões especialmente isolados, e continuaram a aportar a Londres até ao início da Grande Guerra de 1914-1018"
(...)


"É desnecessário entrar em detalhe acerca de tais ensaios, mas eles fizeram uso de dois princípios:

1) um gás liquefaz-se a uma temperatura superior à normal desde que a sua pressão aumente grandemente;
2) quando se dá uma evaporação rápida há uma queda brusca de temperatura.


São estes os princípios utilizados na refrigeração comercial."

[2]

"Quando tem lugar uma mudança do estado líquido para o estado gasoso ou vice-versa, há uma absorção ou libertação de certa quantidade de calor - «o calor latente » - que é independente de um aumento ou abaixamento da temperatura. O refrigerador comercial tira partido do calor que é absorvido quando o líquido passa a gás. O calor tem de provir de qualquer coisa, logicamente dos materiais vizinhos. Estes podem ser a parede de uma câmara de refrigeração ou de um tanque de salmoura. A extração deste calor reduz a temperatura e produz a "refrigeração". Comprimindo  o ar numa bomba de bicicleta produz-se calor, a expansão produzirá frio."

Fonte: A Ciência ao Serviço da Indústria - A.M.Low (Livro)

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