Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre "um planeta sufocado" (revista Courrier internacional - Junho de 2015), e alguns factos sobre poluição atmosférica




Na edição de Junho de 2015 da Courrier internacional, o tema de capa "Um planeta sufocado", aludindo à problemática da poluição atmosférica em vários pontos do planeta. Tendo feito uma leitura dos 6 artigos que desenvolvem o tema de capa na óptica da engenharia química, o BEQ chama a atenção para as algumas questões (abaixo), sem prejuízo da pertinência de leitura da referida revista, que muito se recomenda.
* * *

  • Polónia: Cracóvia e a queima de carvão para uso doméstico
Cerca de 90% da electricidade da Polónia provém de centrais a carvão. A cidade de Cracóvia é das que regista pior qualidade no ar, com um índice de partículas no ar que é 8 vezes superior ao recomendo. Respirar um ar com esta qualidade equivale a consumir 2500 cigarros por ano. Na cidade, o efeito de smog é observado recorrentemente, para o qual contribuem as cerca de 30 mil caldeiras a carvão existentes nessa cidade para fins domésticos.

Smog em Cracóvia

Arleta Wolek, reformada polaca de 73 anos, tem a caldeira a carvão
 na cave de sua casa. Imagem: Soraya Sarhaddi Nelson/NPR

Benzo(a)pireno, um dos compostos policíclicos libertados 
devido à queima incompleta de carvão


  • França: Proibição de veículos a diesel na cidade de Paris em 2020
Algumas capitais europeias como Londres e Paris registam também concentrações de partículas no ar acima dos valores recomendados. Como forma de conter esta problemática, a capital francesa irá banir a circulação de veículos diesel até 2020, promovendo os veículos eléctricos como alternativa. Para isto, serão lançadas incentivos (bancários e regulatórios) para a troca de veículos a diesel por veículos eléctricos. Os veículos eléctricos são assim estimulados por via da política ambiental definida nesta cidade. Londes pondera banir os veículos diesel também.


Trânsito em Paris. Imagem: Drive.com.au

  • Sudeste Asiático: Poluição atmosférica que viaja 1000 km por dia e afecta outras regiões

E se uma visão mais mais egoísta apoia a tese de que os problemas ambientais de cada país devem ser encarados e resolvidos por esse mesmo país, um estudo recente publicado na Atmospheric Chemistry and Physics revelou que a poluição atmosférica de países como a  China e outros do sudeste asiático podem percorrer um milhar de quilómetros por dia e afectar, por exemplo, a floresta tropical do Bornéu (Malásia-Indonésia-Brunei).

Poluição atmosférica na China. Imagem: (Peter Parks / AFP/Getty Images)


Floresta tropical do Bornéu (Malásia-Indonésio-Brunei)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...