Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o projeto Eco-Cooler, e o arrefecimento low cost de habitações à custa de um conceitos bem conhecido dos alunos de engª química



É muito comum ouvir, por parte dos estudantes de engenharia química mais pragmáticos, a seguinte questão: mas para que serve estudar isto, no contexto do dia-a-dia?

O projecto Eco-Cooler é especialmente pertinente para todos esses, já que pega num assunto abordado na disciplina de Mecânica de Fluidos, e operacionaliza esse conhecimento na forma de um produto/solução a ser usado por comunidades necessitadas do mesmo. Soma-se a isto ter um baixo custo de produção e usar materiais considerados lixo.

Mas de que trata, afinal, o Eco-Cooler? Este é, nada mais nada menos do que um sistema low cost de arrefecimento de habitações, que manipula princípios de conservação de energia relacionados com o escoamento de um fluido (ar quente) por uma restrição geométrica (garganta, ou bocal). O resultado é uma solução que se diz conseguir arrefecer uma habitação em até 12ºC.


Eco-Cooler fornece assim um exemplo fantástico de como conceitos e princípios sobejamente conhecidos e leccionados (e aparentemente sem utilidade), precisam apenas de criatividade e interesse para poderem materializar-se em soluções para problemas reiais do dia-a-dia.




0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...