Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre possíveis complicações de saúde devido a reações químicas entre sucata militar e a chuva





"O inquérito do Governo ao incidente na fábrica da ArcelorMittal já terminou mas não esclarece o mistério. Os testes feitos pela Célula de Crise não detectaram "quaisquer vestígios químicos ou biológicos" nos vagões de sucata que continham armas das duas guerras mundiais. Por explicar continuam as reacções alérgicas e problemas respiratórios que conduziram três trabalhadores ao hospital, na segunda-feira.

Enquanto do lado do governo não há pistas para o que aconteceu, um especialista ouvido pelo Wort diz que a explicação pode ser simples. Na origem do incidente poderá ter estado uma reacção química desencadeada pela chuva.

(...)
Em contacto com a água, pode ter-se formado hidreto de fósforo ou fosfina, um gás considerado tóxico. As emanações deste gás incolor podem ter provocado os problemas respiratórios e reacções de pele que afectaram os três trabalhadores subcontratados que estiveram em contacto com os vagões.

O especialista descarta também a possibilidade de o incidente ter sido provocado por resíduos de armas químicas. Os obuses das duas guerras mundiais vísiveis nas fotografias divulgadas pelo governo "parecem ter sido sujeitos a um tratamento térmico", em fornos a 500 graus, um procedimento habitual na reciclagem deste tipo de armas "que destrói todos os resíduos químicos".

Os dois vagões com cem toneladas de sucata chegaram a Differdange na quinta e no sábado, provenientes da Alemanha. Fazem parte do milhão e meio de toneladas de detritos metálicos que todos os anos chegam à ArcelorMittal em Differdange. A fábrica compra a sucata aos países vizinhos, sobretudo à Alemanha, que fornece 60% dos carregamentos, para depois a usar como matéria-prima para produzir aço. Para isso, a sucata é fundida nos fornos eléctricos em Differdange."

Fonte: Wort

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...