Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre janelas de vidro capazes de produzir até 1 quilowatt de energia por hora






"Será que as janelas conseguem acumular energia enquanto aquecem ou arrefecem o interior dos edifícios, ao mesmo tempo? A resposta chega de Vaduz, a capital do Liechtestein, onde foram desenhadas umas janelas especiais capazes de armazenar energia solar. Estas janelas estão a ser testadas num contentor.

Foi aplicado um fluido nas janelas que lhes permite armazenar e economizar energia. Segundo Anne-Sophie Zapf, arquiteta da Universidade do Liechtestein: “as janelas podem ser protegidas contra os raios solares, depois aquecem ou arrefecem o interior e podem transformar-se em acumuladores solares. Absorvem a radiação solar e utilizam-na para o consumo de energia dentro do edifício”.



Em condições ideais, cada janela pode produzir até 1 quilowatt de energia por hora (1 KWh). O líquido dentro dos vidros da janela é uma mistura de água, anti-congelantes e partículas magnéticas. Os cientistas dizem que o principal desafio é garantir a estabilidade a longo prazo – é por isso que procuram partículas com características muito precisas. O engenheiro mecânico, Daniel Gstohl, explica: “As partículas não se devem aglutinar, isto é, não se devem aglomerar, ou depositar ao longo do tempo na janela. Devem permanecer numa solução e, se necessário, devem ser fáceis de filtrar”.


(...)
Estas janelas podem chegar ao mercado no espaço de 4 anos."

Fonte: Euronews

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...