Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o fenómeno da formação de polígonos e poliedros líquidos a partir do escoamento de água com diferentes viscosidades



Fluidos e a mecânica que lhes subjaz são assuntos complexos de se estudar mas fascinantes de  se explorar experimentalmente.Vário são os casos de mecânica de fluidos já abordados aqui no BEQ.


Nesta publicação dá-se conta de mais um fenómeno interessante que a água é capaz de produzir. Ao fazer incidir um jato vertical numa superfície circular, a água dispersa-se horizontalmente. Se as velocidades de escoamento forem suficientemente elevadas, observa-se uma folha circular, cujo raio compreende um equilíbrio entre forças de inércia e de curvatura. A baixas velocidades, a dispersão decai de modo significativo, a ponto de criar um efeitos tridimensional na forma de esfera, eventualmente ovalada (ver figura acima).

Porém, mexendo na viscosidade de água e em parâmetros de escoamento, é possível originar outras formas geométricas bidimensionais, como são os polígonos, ou tridimensionais como os poliedros. Trata-se de uma matéria que tem vindo a ser estudada pelo menos desde 2001, e que cativa pelo seu belo impacto visual.

Fonte: MIT Mathematics






0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...