Últimas

Search Suggest

Sobre a logística diária do benzeno e da anilina entre Estarreja e o Porto de Aveiro (Portugal), pela mão da histórica CUF






Numa empresa química de dimensão internacional, como é o caso da CUF, a logística é uma peça central da sua atividade.

Para poder rececionar matérias primas indispensáveis e transacionar os seus produtos para todo o mundo, a CUF decidiu investir na aquisição de um parque de armazenagem no Porto de Aveiro – no centro de Portugal.

Este parque, inicialmente construído na década de 50, foi adquirido em 2010 e a empresa CUF responsável pela sua operação chama-se SGPAMAG.

Desde o primeiro momento, para garantir a segurança e a qualidade, a CUF realizou vários investimentos, nomeadamente na reabilitação dos tanques. Hoje em dia, esta operação apresenta as mais modernas condições – onde se destaca um eficiente sistema de combate a incêndios de última geração.

A ponte cais associada a este parque de armazenagem permite a atracagem de navios até 110 metros de comprimentos e sete metros de calado. É por esta infraestrutura que passam diariamente toneladas de produtos, que chegam ou saem do Pólo Químico de Estarreja da CUF.

O benzeno, uma matéria-prima essencial para a CUF, é recebido por navio e colocado num dos três tanques de três mil toneladas cada um. Depois, segundo as necessidades, segue para Estarreja por via rodoviária.

Já a anilina, o nitrobenzeno e a soda cáustica fazem o percurso contrário. Produzidas nas fábricas da CUF, estes produtos químicos chegam à SGPAMAG em camiões cisternas e são colocados no parque de armazenagem, no interior de tanques próprios e dedicados, que podem ir dos 1750 às 2750 toneladas.

Aqui, nesta instalação da CUF, descarregam navios que chegam de diversas partes do mundo: médio oriente, norte de áfrica ou norte da europa. E daqui partem para o norte da europa – já carregados com químicos que são indispensáveis para manterem a nossa qualidade de vida.

Fonte: CUF