Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a "Masterclass" do professor Augusto Mateus, em torno dos desafios de inovação, economia e desenvolvimento em Portugal





Convidado como orador na confereência do INEGI 2016, realizada em novembro de 2016, no Porto, e subordinada ao tema “Inovação de Base Tecnológica e Competitividade” ,  o catedrático e ex-ministro da economia Augusto Mateus realizou uma palestra sobre a inovação, economia e desenvolvimento em Portugal.

Em 50 minutos de grande objetivididade, capacidade de visão integrada sobre os fenómenos  e tendências tecnológicas, económicas e sociais, esta autêntica Masterclass permite a qualquer pessoa encarar de frente o tempo que vivemos e que vamos viver, nomeadamente ao nível dos desafiods industriais, políticos e sociais.

Apresenta-se de seguida uma síntese dos pontos abordados nesta intervenção:
  • Não devemos brincar à reindustrialização de Portugal, ou ao regresso à indústria do passado: "Não há a possibilidade de trazer Detroit para aquilo que foi" -  minuto 5 do vídeo;
  • Não há verdadeiro "Made in 1 país" - minuto 7;
  • Nos temos de hoje a economia não começa na existência de recursos, antes na existências de necessidades - minuto 9;
  • A diferenciação deve ser procurada onde ela é possível: "Não é possível diferenciar no ácido sulfúrico" - minuto 10;
  • A indústria deixou de ter as fronteiras clássicas, fundido-se com outros setores - minuto 13
  • A indústria opera hoje no muito grande (aerospacial) e no muito pequeno (nanotecnologia) - minuto 21
  • O séc. XX foi o século da vida, mas sabemos pouco sobre a 3ª idade - minuto 25;
  • Ter uma economia baseada no conhecimento trás problemas de desigualdade - minuto 27;
  • O estado estacionário na economia tem um sentido diferente do steady state termodinâmico - minuto 28;
  • A economia do futuro requer competências mais do que certificações - minuto 35;
  • Portugal deve ter uma política económica que bate certo com a política financeira, ao invés de só se preocupar com as finanças - minuto 43;




* * *

Sobre Augusto Mateus:

Atualmente é Chairman e Presidente não executivo da Sociedade de Consultores Augusto Mateus & Associados, da qual foi fundador (1998) e seu Presidente Executivo até 2015. É licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF), da Universidade Técnica de Lisboa e pós-graduado pela Universidade de Paris X em Economia Internacional e Economia dos Recursos Humanos.

Professor Catedrático convidado do ISEG, onde lecionou entre 1972 e 2014, com responsabilidades docentes na área da Política Económica e Política Industrial e Competitividade, ao nível das licenciaturas e dos mestrados. Professor em Mestrados e cursos de pós graduação, no quadro de colaborações com outras instituições de ensino superior em Portugal e no estrangeiro.

Consultor de várias instituições e agências, nacionais e internacionais, e editor e membro de diversos conselhos editoriais de publicações técnicas especializadas, nacionais e estrangeiras, possui obra relevante obra relevante nos domínios da política económica, da política industrial e competitividade, da análise de conjuntura, da economia internacional, europeia e portuguesa, entre outros.

Exerceu os cargos de Secretário de Estado da Indústria e de Ministro da Economia entre 1995 e 1997.

Investigador e coordenador de múltiplos estudos nas áreas da prospetiva e análise macroeconómica, I&D e inovação, competitividade e estratégias empresariais, regiões, política de cidades e estratégias territoriais, infraestruturas, estratégias de eficiência coletiva, consumo, concorrência e distribuição, gestão pública e avaliação de programas e políticas públicas. Destacam-se enquanto áreas de experiência setorial relevantes: têxtil, vestuário e calçado, metalurgia e metalomecânica, automóvel, cultura e economia criativa, consumo e distribuição, saúde e indústria farmacêutica, habitat (cerâmica, construção, mobiliário). 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...