Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Revista semanal de imprensa (BEQ.2018.6): poluição industrial do papel, ex-start-up de ingredientes vegetais, revestimentos e embalagens vs. saúde alimentar


Nesta rubrica, o BEQ faz uma compilação de notícias, artigos ou outros conteúdos, descobertos e lidos no decorrer da semana, e que tratam de temas centrais ou conexos com a engenharia química.

O mote é divulgar este ramo engenharia pela promoção e consulta de conteúdos originalmente  publicados por outras fontes que não o BEQ, desde logo blogues, jornais, revistas, ou sites em geral.


 * * *



Alguns produtos químicos usados em embalagens de alimentos, em frigideiras antiaderentes e em roupas interferem com o metabolismo e provocam aumento de peso, sobretudo nas mulheres, relata um estudo agora divulgado. Conhecidos como substâncias polifluoralquil e perfluoralquil, ou PFASs, alguns desses produtos foram anteriormente associados a situações oncológicas, alterações hormonais, disfunção imunológica e colesterol elevado.


Partido Ecologista "Os Verdes" quer que o Governo ponha fim às descargas poluentes da indústria papeleira na ribeira de Rio Maior, que, a partir de Santa Maria da Feira, polui também a Barrinha de Esmoriz, em Ovar.


A Frulact decidiu apostar na diversificação com a aquisição da totalidade do capital da 5ensesinfood (5IF), uma startup de base industrial que criou um processo patenteado de produção de ingredientes à base de vegetal para a indústria alimentar. (...) A Frulact ambiciona chegar aos 200 milhões de euros de faturação consolidada durante o próximo ciclo do plano estratégico e "implementar eixos de diversificação em áreas complementares ao negócio ‘core’". A compra da 5IF "é um dos primeiros passos concretizados nesse sentido".


A Braskem identificou que atualmente, existem poucas formas de indicar que o produto disposto na prateleira do supermercado está impróprio para o consumo – apenas a data de validade e algum aspecto do produto, como cheiro e aparência. Para evidenciar com precisão o que está dentro do pacote, como que está realmente o produto, a maior produtora de matéria-prima para plástico do mundo desenvolveu uma embalagem que muda de cor quando o alimento passa do ponto de consumo.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...