Últimas

Search Suggest

Sobre a engenharia (química) por trás do crescimento do comércio eletrónico: do cartão ondulado às etiquetas inteligentes contra danos nas embalagens

O advento do comércio eletrónico trás umbilicalmente associado o reforço da importância das embalagens, muito em particular da embalagem de cartão ondulado. De acordo com a FORBES, só em 2017 a Amazon terá distribuído mais de 5 mil milhões de embalagens destas aos seus clientes PRIME (premium).

Segundo o website MadeHow, e em jeito de breve história, o cartão ondulado é um material rígido e forte, e de peso leve, composto por três [ou mais] camadas de papel kraft castanho. Em 1884, o químico sueco Carl F. Dahl desenvolveu um processo para transformar lascas de madeira num tipo de papel resistente que resiste à rachadura e rutura. Ele designou o processo de kraft porque produz um papel forte que resiste melhor a tensões de vários tipos. Atualmente, este material representa também um sucesso em matéria de reciclagem já que pelo menos 80% das embalagens de cartão ondulado são recicladas nos EUA,  e cada embalagem é constituída por 46% de material reciclado (Fonte: Recycle Nation).

Tipicamente, sempre que uma embalagem de cartão ondulado é usada para transporte de um material delicado, é comum usar-se sinais externos advertindo contra práticas indevidas ou efeitos indesejados, tais como manter a embalagens na posição vertical, não a sujeitar a colisões, ou mantê-la seca. Se a otimização logística levou a que hoje seja possível perceber em tempo real em que ponto do globo uma dada encomenda se encontra, avanços na etiquetagem têm vindo a permitir aos clientes e intermediários das encomendas controlar melhor em que estado as mesmas se encontram.

A este respeito, a empresa norte-americana Index Packaging Inc. (New Hampshire) destaca-se por ter patenteado soluções de sinalética criativas e objetivas contra alguns destes riscos. A sua solução mais conhecida é o Tip-n-Tell ®, que consiste num indicador de plástico fácil de usar que, quando montado corretamente, pode informar se a embalagem foi derrubado durante o trânsito. O sistema patenteado garante que o indicador não será acionado antes de ser montado e que, uma vez acionado, não poderá ser adulterado (ver abaixo). 



No seguimento desta inovação, a mesma empresa desenvolveu uma outra, o Drop(N)Tell®, que é um indicador de impacto mecânico. O dispositivo é ativado apenas num eixo. Isso, por sua vez, significa que ele pode ser montado horizontalmente e verticalmente e permite a determinação exata da direção do impacto. A solução contempla em seis forças G (5G, 10G, 15G, 25G, 50G, 100G) que permitem que todos os tamanhos e pesos das remessas sejam rastreados apropriadamente.