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Sobre as 10 marcas mais valiosas da indústria química em 2018 (segundo a Brand Finance), a sua distribuição geográfica, e a respetiva explicação do desempenho



BASF- A alemã BASF é mais uma vez a marca de produtos químicos mais valiosa do mundo, após um ano em que o valor da sua marca cresceu 10,8% para US $ 8,3 mil milhões. A empresa foi reconhecida dentro da indústria pela sua ação climática corporativa e esforços de segurança hídrica.

A empresa lançou também uma iniciativa para tornar a sua atividade neutra em termos de dióxido de carbono até 2030 e o compromisso de não aumentar os seus gases de efeito estufa entre 2018 e 2030, ao mesmo tempo que procura implementar métodos de produção química inovadores e mais amigos do ambiente. Acresce ainda que a BASF está a ser pioneira na adoção de tecnologias revolucionárias, e encontra-se a digitalizar as suas fábricas de produtos químicos com 600 mil sensores usados em rede no seu complexo principal de Ludwigshafen.

SABIC - Enquanto novo participante na edição anterior do ranking Brand Finance Chemicals 10, a gigante petroquímica da Arábia Saudita SABIC  manteve-se firme em terceiro lugar e beneficiou de um sólido crescimento do valor da marca em 6,5%, totalizando US $ 4,0 mil milhões. Este sucesso pode ser atribuído à expansão contínua de investimentos da marca na China, apesar da esperada desaceleração no crescimento económico desse país. A SABIC também continuou a aumentar sua presença na África, que se afigura um promissor mercado lucrativo. O foco na inovação de produtos e o impulso para moldar o progresso em torno da economia circular deve bem a marca SABIC, à medida que a sustentabilidade se torna um fator de "higiene" para todas as partes interessadas.

LG CHEM - A sul-coreana  LG Chem cresceu mais rápido do que qualquer outra marca de produtos químicos, valorizando-se 38% para US $ 3,3 mil milhões, e levando a empresa do quinto à quarta posição, ultrapassando a DowDuPont. A LG Chem melhorou sua visibilidade de marca na Ásia, em grande parte devido ao aumento das vendas e expansão das fábricas de baterias da empresa na China.

DowDuPont - Embora a nova organização DowDuPont opere ainda sob as marcas individuais Dow e DuPont, e apesar de a nova empresa ter sido dividida em três novas entidades, a combinação das duas marcas - US $ 6,8 mil milhões e US $ 3,3 mil milhões, respectivamente - supera os US $ 8,3 milhões da BASF. A marca beneficiou do rebranding e do processo de fusão.

Praxair e AirLiquide -  Outras fusões de topo no setor tiveram lugar sem que as marcas herdadas tenham sido eliminadas, uma indicação clara do valor de seus nomes e reputações dentro da indústria química. Por exemplo, a Linde-Praxair (até 14,5% para US $ 2,3 mil milhões) e Air Liquide-Airgas (aumento de 10,5% para US $ 2,6 mil milhões) resistiram à oportunidade de adulterar marcas existentes no mercado, conseguindo assim fazê-las crescer.

AsahiKASEI - Na última posição do ranking, a japonesa AsahiKASEI é uma empresa que produz fibras sintéticas, produtos químicos industriais, petroquímicos, plásticos (resinas) e borracha sintética. A empresa também opera e vende imóveis, produtos farmacêuticos, equipamentos médicos, eletrónicos, materiais de construção e produtos de consumo. A marca está avaliada em US $2.2 mil milhões, tendo sofrido uma depreciação do seu valor em cerca de 4%.

Fonte: BrandFinance


As 10 marcas mais valiosas da indústria química em 2018, por país de origem da sua sede. Fonte: BrandFinance