Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o livro “Current Trends in Chemical Engineering” (2/4)

image
Coordenado pelo investigador João Quesado Delgado, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, “Current Trends in Chemical Engineering” é um livro que procura divulgar alguns dos domínios de investigação de maior importância para a engenharia química, na actualidade.
Nesta publicação apresentam-se mais 3 temas de investigação.


4.  Análise Monte Carlo em redes/sistemas térmicos
image
O método Monte Carlo é uma técnica de resolução de problemas matemáticos e estatísticos que se baseia na geração e computação de dados de entrada aleatórios e agregação dos resultados.
Investigação tem sido feita no sentido de aplicar este método a problemas complexos de difusão mássica e térmica em materiais.


5. Previsões da condutividade térmica efectiva de estruturas esféricas ocas e perfuradas (PHSS)
image
Estruturas esféricas ocas e perfuradas (perforated hollow sphere structures -  PHSS) são uma nova categoria de materiais pertencente ao grupo dos metais celulares (como as espumas metálicas) que se caracterizam por elevados módulos de elasticidade específicos, capacidade de absorção de grandes quantidades de energia a níveis de tensão baixos, potencial para controlo de ruídos, para isolamento de vibrações e para isolamento térmico.
A combinação destas propriedades pode conduzir a aplicações multifuncionais. No âmbito da engenheria química, estes materiais poderão interessar no âmbito da transferência de calor, quer pela via do isolamento térmico, como para sistemas de retardamento de chama em permutadores de calor.


6. Desidratação de alimentos através de convecção forçada
image
No âmbito do processamento de alimentos, a desidratação é uma operação comum que consome intensamente energia. A sua forma mais comum na escala industrial é a desidratação através de ar quente.
A redução da concentração de água ajuda a preservar os alimentos pois previne a sua degradação durante o armazenamento e transporte. Além disso reduz também os custos de transporte. 
A desidratação costuma preceder, também, processos de extração, já que evita a interferência da água com o solvente, e reduz o consumo deste último.

Fonte: Current Trends in Chemical Engineering

2 comentários:

Shalimar Cheble disse...

Como podemos ter contato com esse livro?? Esse livro está a venda no Brasil?

MM disse...

Desconheço se este livro está à venda no território brasileiro.

Para consultar gratuitamente, sugiro que se registe no site ebrary (http://www.ebrary.com/) por um período experimental (trial) e o procure, porque ele existe nessa base de dados para consulta.

Se desejar mesmo adquirir o livro, sugiro que contacte a editora do mesmo (http://studiumpress.in/contact.asp)

Cumprimentos,

Marcelo Melo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...