Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o evaporador rotativo e a destilação a vácuo


Recorrendo à definição da IUPAC, entende-se por evaporação "O processo físico pelo qual uma substância líquida é convertida num gás ou vapor. Este processo pode ocorrer a uma temperatura igual ou inferior à do ponto de ebulição do líquido (a temperatura a que o líquido ferve à pressão de 1 atmosfera) e é um processo endotérmico"

Organizando esta informação saltam à vista 4 aspetos importantes:
- A evaporação é um processo físico que envolve um líquido;
- O líquido não precisa de estar mesmo à temperatura de ebulição para evaporar;
- Pressão e temperatura são variáveis relevantes para perceber a evaporação;
- O processo de evaporação é endotérmico;

Tendo estes quatro aspectos em vista, concentremo-nos na peça de equipamento conhecida por evaporador rotativo, fácil de encontrar em laboratórios de química e exemplificado na imagem abaixo.

roteva

O interessante de um evaporador rotativo é o facto de combinar um conjunto de condições favoráveis à evaporação de uma amostra. Se não vejamos:

1. Pelo facto de ter um banho de aquecimento acoplado ao equipamento, o aquecimento da amostra é desde logo possível, etapa vital para fornecer energia a um processo que, como se viu, é endotérmico.
2. A possibilidade de se submeter a amostra e todo o sistema em contato com ela a uma redução de pressão – vácuo – traz vantagens no consumo de energia da evaporação, visto que a pressões mais reduzidas há lugar a um abaixamento da temperatura de ebulição. Na figura abaixo exemplifica-se este comportamento para água.
3. O condensador permite condensar parte da amostra que vai evaporando numa zona distinta daquela onde se encontra a amostra, concentrando-a em termos dos componentes menos voláteis.


AguaTebul

O evaporador rotativo é, deste modo, um exemplo simples de destilação a vácuo. Tem uma vantagem que pode ser crucial em algumas aplicações: permitir que a destilação seja realizada a temperaturas mais baixas, evitando assim que determinados compostos da amostra se degradem devido ao aumento da temperatura.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...