Últimas

Search Suggest

Sobre a destilação de trajeto curto (Short Path Distillation), e a ebulição a temperaturas mínimas para evitar decomposição térmica ou craqueamento

A destilação de trajeto curto (Short Path Distillation) é uma operação de destilação sob vácuo muito alto. A pressão de operação na superfície de destilação pode ser tão baixa quanto 10-6 bar (1 pbar, ou 0.001 mbar). 

A destilação de trajeto curto permite destilar a temperaturas mínimas, o que é desejável para produtos sensíveis ao calor. Em destilação, o ponto de ebulição máximo é o do produto de cauda. Se o ponto de ebulição normal de qualquer produto de destilação for superior à temperatura de decomposição ou à temperatura de craqueamento, a destilação não pode ser realizada à pressão atmosférica. A redução da pressão absoluta acarreta uma redução da temperatura necessária para a destilação ou temperatura de ebulição [evitando-se assim cenários de decomposição ou craqueamento]. Nas zonas de mais alto vácuo, a redução na temperatura de ebulição é ainda maior. 

(...) A redução da pressão na faixa de pressão mais baixa é importante, pois gera uma redução considerável no ponto de ebulição. Para um produto de grau alimentar (exemplo: sumo de laranja) e para um produto altamente sensível ao calor (exemplo: vitamina E, ou seja, alfa-tocoferol) a redução da ebulição ponto significa melhor recuperação. A recuperação máxima é obtida na temperatura de ebulição mínima.

(...) Na destilação de trajeto curto, utiliza-se um condensador interno e devido ao mesmo, o vapor percorre uma distância muito curta, na ordem de poucos centímetros, da superfície de vaporização do líquido até a superfície do condensador interno. Devido ao encurtamento do comprimento do caminho de vapor e não condensáveis, esta nova unidade é conhecida como unidade de destilação de trajeto curto.

_____
Fonte: S.B. Thakore, B.I. Bhatt, Introduction to Process Engineering and Design, 2007, New Delhi, McGraw-Hill

 

Esquema de funcionamento: