Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o ácido sulfúrico

O ácido sulfúrico é uma substância de elevada viscosidade, cujo aspecto oleoso lhe mereceu o nome de óleo de vitriol, por parte do seu mais provável descobridor, o pai da alquimia árabe, Jābir ibn Hayyān ou Geber.

Este ácido inorgânico, descoberto por um alquimista no século VIII, é actualmente o produto químico mais produzido no mundo (em termos de massa, em número de moléculas perde para a amónia). Practicamente todos os produtos manufacturados entraram em contacto com H2SO4 em algum estágio da sua produção a tal ponto que até há bem pouco tempo o grau de industrialização de um país era medido pela produção anual de ácido sulfúrico.

Hoje em dia, a principal utilização de ácido sulfúrico é a produção de fertilizantes, dado que foi progressivamente substituído na produção de aço por outro ácido mineral descoberto por Geber, o ácido clorídrico. A produção de ácido sulfúrico passou a ser uma medida da actividade agrícola de um país.

A produção de fertilizantes à base de fosfato, especialmente o processo envolvendo ácido fosfórico, representa o maior mercado para o ácido sulfúrico, tendo representado, no ano de 2008, cerca de 53% do consumo total desse composto.

O consumo de ácido sulfúrico cresceu cerca de 25% de 1990 a 2008.

O mercado asiático representou em 2008, 28% do consumo mundial, seguido dos Estados Unidos, com 19%. O continente africano representou 10%. Os países da antiga União Soviética, América Central e do Sul bem como do Oeste Europeu, são também grandes consumidores, cada um representando 6 a 8% do consumo mundial

Devido à crise internacional, a primavera de 2009, veio revelar o surgimento de um excedente de produção em praticamente todas as regiões.

FONTES: i) Boletim Química - Sociedade Portuguesa da Química; ii) SRI Consulting CEH Report Sulfuric Acid


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...