Últimas

Search Suggest

Sobre os sprays para o cabelo




Os sprays para o cabelo pertencem à categoria de produtos pessoais que ajudam a manter um determinado estilo.

Os sprays modernos devem a sua existência aos EUA durante o período da 2º Guerra Mundial, quando o exército desse país inventou a tecnologia dos sprays aerossóis com o objectivo de aplicar insecticidas em grandes áreas de terreno.

As formulações comerciais apareceram por volta de 1940, e continham goma-laca como agentes fixadores dos cabelos, uma resina obtida de insectos asiáticos.

Nos últimos 50 anos, porém, as formulações evoluíram e isso traduziu-se numa melhoria da qualidade do produto e das condições de aplicação

Actualmente, os agentes fixadores dos sprays de cabelo são polímeros tais como PVP ou PVPVA.
Para um polímero constituir uma boa resina de fixação, deve obedecer a um conjunto de características, devendo permitir que o cabelo seja facilmente lavado e limpo. Deve permitir alguma mobilidade ao cabelo sem quebrar, deve ser transparente e não retirar o brilho natural do cabelo, e deve não flocular quando o cabelo é penteado, entre outras características.



A propriedade fundamental para um polímero poder ser usado como agente fixador do cabelo é a sua abilidade para formar filmes ao secar. Quando o spray é aplicado no cabelo, gotas da formulação escorrem pelo fio de cabelo até encontrarem outro fio de cabelo. As gotas secarão nesta intersecção de fibras e criarão um filme invisível que fixa os fios de cabelo um ao outro.

Constituintes como os polímeros são transportados para o cabelo através de um solvente, que normalmente ou é água ou etanol. A água tem baixo custo mas leva mais tempo a secar, enquanto que o etanol é mais rápido a secar, mas não só é mais caro como é um composto orgânico volátil (VOC) cujo uso em aerossóis está limitado por imposições ambientais.

Para além de polímeros e solvente, os sprays contêm também uma variedade de aditivos, como plastificantes que visam alterar propriedades dos polímeros, fragâncias, ou compostos para evitar a corrosão das latas.

A tecnologia dos aerossóis depende de propulsores, que são gases que promovem a aplicação em spray das formulações. Originalmente, gases conhecidos como  clorofluorcarbonetos (CFC) eram usados, mas foram banidos, sendo substituídos por propulsores à base de butano e propano. Alternativamente, os sprays de cabelo podem ser aplicados com recurso a um bomba manual.


Processo de Produção


O solvente é alimentado ao reactor batch, seguindo-se a adição dos demais componentes. O solvente representa uma fracção mássica até 80%, o polímero cerca de 10%, e o restante ficando para aditivos como controladores de pH, fragância, etc.

Dependendo da solubilidade do polímero e aditivos adicionados, a etapa de mistura poderá levar 30 minutos ou estender-se a algumas horas.

Depois de misturada, a formulação é testada e transferida para um tanque que servirá a unidade de enchimento, onde é adicionada a garrafas metálicas juntamente com o gás propulsor.
_____
Fonte: MadeHow