Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre os sprays para o cabelo

image

Os sprays para o cabelo pertencem à categoria de produtos pessoais que ajudam a manter um determinado estilo.

Os sprays modernos devem a sua existência aos EUA durante o período da 2º Guerra Mundial, quando o exército desse país inventou a tecnologia dos sprays aerossóis com o objectivo de aplicar insecticidas em grandes áreas de terreno.

As formulações comerciais apareceram por volta de 1940, e continham goma-laca como agentes fixadores dos cabelos, uma resina obtida de insectos asiáticos.

Nos últimos 50 anos, porém, as formulações evoluíram e isso traduziu-se numa melhoria da qualidade do produto e das condições de aplicação


image


Actualmente, os agentes fixadores dos sprays de cabelo são polímeros tais como PVP ou PVPVA.
Para um polímero constituir uma boa resina de fixação, deve obedecer a um conjunto de características, devendo permitir que o cabelo seja facilmente lavado e limpo. Deve permitir alguma mobilidade ao cabelo sem quebrar, deve ser transparente e não retirar o brilho natural do cabelo, e deve não flocular quando o cabelo é penteado, entre outras características.

A propriedade fundamental para um polímero poder ser usado como agente fixador do cabelo é a sua abilidade para formar filmes ao secar. Quando o spray é aplicado no cabelo, gotas da formulação escorrem pelo fio de cabelo até encontrarem outro fio de cabelo. As gotas secarão nesta intersecção de fibras e criarão um filme invisível que fixa os fios de cabelo um ao outro.

Constituintes como os polímeros são transportados para o cabelo através de um solvente, que normalmente ou é água ou etanol. A água tem baixo custo mas leva mais tempo a secar, enquanto que o etanol é mais rápido a secar, mas não só é mais caro como é um composto orgânico volátil (VOC) cujo uso em aerossóis está limitado por imposições ambientais.

Para além de polímeros e solvente, os sprays contêm também uma variedade de aditivos, como plastificantes que visam alterar propriedades dos polímeros, fragâncias, ou compostos para evitar a corrosão das latas.

A tecnologia dos aerossóis depende de propulsores, que são gases que promovem a aplicação em spray das formulações. Originalmente, gases conhecidos como  clorofluorcarbonetos (CFC) eram usados, mas foram banidos, sendo substituídos por propulsores à base de butano e propano. Alternativamente, os sprays de cabelo podem ser aplicados com recurso a um bomba manual.

image
Processo de Produção

O solvente é alimentado ao reactor batch, seguindo-se a adição dos demais componentes. O solvente representa uma fracção mássica até 80%, o polímero cerca de 10%, e o restante ficando para aditivos como controladores de pH, fragância, etc.

Dependendo da solubilidade do polímero e aditivos adicionados, a etapa de mistura poderá levar 30 minutos ou estender-se a algumas horas.

Depois de misturada, a formulação é testada e transferida para um tanque que servirá a unidade de enchimento, onde é adicionada a garrafas metálicas juntamente com o gás propulsor.

Fonte: MadeHow

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...