Últimas

Search Suggest

Sobre o oleoduto Sines-Aveiras de Cima





 

"O oleoduto é o meio mais seguro e eficiente de transportar produtos petrolíferos. A sua concepção, desenho, materiais utilizados, medidas de protecção e segurança garantem-nos a sua fiabilidade e operacionalidade dentro dos mais altos parâmetros de segurança, no que se refere às pessoas e ao ambiente.

O oleoduto multi-produto, cuja construção foi iniciada em Abril de 1996 e concluída em Outubro do mesmo ano, tem um comprimento de 147 km e transporta os 6 produtos de forma sequencial e por ciclos que são recebidos, armazenados e distribuídos a partir da instalação da CLC:

Gasóleo  >  Gasolina s/pb 95 > Butano  >  Propano > Butano > Gasolina s/pb 98 > Gasolina s/pb 95 > Gasóleo > Jet A1 > Gasóleo > ...


O oleoduto é uma tubagem inteiramente soldada, revestida exteriormente por 3 camadas de polietileno, que possui ao longo do seu percurso 5 válvulas de seccionamento comandadas remotamente a partir da Sala de Controlo em Aveiras de Cima.

Com origem na Refinaria de Sines da Petrogal, onde se localiza a estação de bombagem principal, o oleoduto tem, na sua actual configuração, uma capacidade de transporte de 4 milhões de toneladas por ano e é o primeiro na Europa a transportar combustíveis líquidos e gases de petróleo liquefeitos."


Fonte: CLC - Companhia Logística de Combustíveis, S.A.