Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a difícil definição do que são materiais plásticos, e a proximidade com os materiais elásticos




"Atualmente define-se «plástico» como uma material orgânico capaz de se deformar sob acção da temperatura e de uma força exterior e de conservar essa deformação depois de esses agentes deixarem de actuar. 

Porém, a definição de «plásticos» e a sua classificação levantam algumas dificuldades,  porque segundo alguns autores, a linha divisória entre os três diferentes grupos de polímeros (plásticos, borrachas, e fibras) vem sendo cada vez menos distinta. Consideram que as suas tecnologias têm muito em comum, sendo isso particularmente visível no que diz respeito às borrachas e aos plásticos. Os processos de moldagem por injeção, compressão, extrusão e calandragem utilizados são comuns a estas indústrias, as quais se servem do mesmo tipo de polímeros como matérias-primas. 

São frequentemente excluídos do domínio dos plásticos os elastómeros que retomam quase por completo a sua forma inicial logo que a acção exterior cessa. Assim, a deformação plástica distingue-se da deformação elástica que é apenas transitória. No entanto, segundo Yescombe, a diferença entre borrachas e plásticos é uma questão essencialmente de comportamento face à temperatura.

Há quem considere que embora a borracha natural não seja uma matéria plástica, mas sim elástica, um grande número de derivados da borracha natural possui propriedades semelhantes às de muitas resinas sintéticas de categoria de plásticos, considerando esta exclusão errada, visto que alguns plásticos como o «nylon» são utilizados tanto no fabrico de fibras como na modelação de objectos.

Tendo em consideração todas as discussões que se desenrolam em torno da definição «plásticos», consideraremos neste trabalho «plásticos» uma classe de polímeros orgânicos sintéticos que passam pelo estado plástico, ou seja, um estado moldável entre o líquido e sólido, a uma temperatura superior à temperatura ambiente. Esta definição é também aceite nos meios industriais."

Fonte: Callapez, M.E, Os Plásticos em Portugal - A origem da indústria transformadora, Editorial Estampa, 2000 (Livro)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...