Últimas

Search Suggest

Sobre um sistema de armazenamento de energia elétrica à base de CO₂ supercrítico e energia térmica, que ganha às baterias de lítio para tempos longos


A Echogen lançou um sistema de “Armazenamento de Energia Eletro-Térmica” (ETES) baseado no desenvolvimento inovador de ciclos de energia comercial utilizando dióxido de carbono supercrítico. O ETES armazena energia elétrica como energia térmica, que depois recupera novamente na forma de energia elétrica.

A solução da Echogen transforma energia térmica em eletricidade, usando areia como meio de armazenamento. O processo envolve o uso de um ciclo de bomba de calor de dióxido de carbono para converter eletricidade em energia térmica, aquecendo o reservatório à base de areia, que é então convertido de volta em eletricidade sob demanda.

Amigo do ambiente: Os materiais de armazenamento, areia e cimento, do Echogen ETES são relativamente benignos para operar e descartar. Isso contrasta com os metais presentes nas baterias de eletrólito fixo e de fluxo, bem como com os materiais de armazenamento mais exóticos de outros sistemas ETES. Assim, o sistema Echogen ETES mantém uma pegada ambiental baixa na cadeia de valor.

O custo de capital do ETES e o custo nivelado de armazenamento (LCOS) comparam muito favoravelmente com os dos sistemas de bateria de iões de lítio, com vantagem crescente conforme o tempo de armazenamento supere 6 horas de armazenamento.

CAPEX do sistemas armazenamento de energia elétrica ETES e baterias lítio, em função do tempo de armazamento da energia.

Estrutura de custo de 10 h de armazenamento dos sistemas ETES e baterias lítio.