Últimas

Search Suggest

Moléculas BEQ (2024.4): Alvaiade, o pigmento branco de chumbo que atravessou várias eras da humanidade e acabou destronado no séc. XX pelo dióxido titânio

Nome: Alvaiade (ou branco de chumbo; ou carbonato básico de chumbo)

Fórmula molecular: (PbCO3)· Pb(OH)2

Densidade: n.a.

Ponto de fusão: n.a.
Ponto de ebulição: n.a.

'Bio': O pigmento branco à base de chumbo, branco de chumbo, é geralmente referido como  uma mistura de dois carbonatos de chumbo principais, hidrocerussite ((PbCO3)2·Pb(OH)2) e cerussite (PbCO3). O branco de chumbo tem sido um material famoso para uso em maquilhagem desde a antiguidade (Gliozzo e Ionescu, 2021) e um dos pigmentos brancos mais importantes, empregados e valorizados em pinturas e murais, com primeiros relatos em cartonagem egípcia do período greco-romano (Scott et al., 2003), e utilizado em oficinas de pintura de retratos de Fayum já no século II d.C. (Salvant et al., 2018). O branco de chumbo tornou-se omnipresente nas pinturas a óleo europeias desde o final da Idade Média (Stols-Witlox, 2014; Gonzalez et al., 2017; De Meyer et al., 2019). Na China antiga, o branco de chumbo  foi encontrado nas camadas de pigmento dos guerreiros de terracota (final do século III aC), constando atualmente como a aplicação mais antiga no leste da Ásia (Li, 1983).

Fonte: Han, B., Zhang, B., Chong, J. et al. Beauty and chemistry: the independent origins of synthetic lead white in east and west Eurasia. Humanit Soc Sci Commun 9, 281 (2022).



Foi o único pigmento branco utilizado na pintura de cavalete europeia até ao século XIX e tornou-se o principal componente da pintura branca de edifícios. A sua fabricação foi proibida em 1915, mas continuou a ser feita até meados do século. Esta ampla utilização explica por que o chumbo branco ainda está envolvido no atual problema de saúde pública relativo ao saturnismo infantil.

Fonte: Martinetto, P., Anne, M., Dooryhée, E., Walter, P., & Tsoucaris, G. (2003). Unveiling the Structure of Ancient Lead Pigments Example of “Lead White.” Molecular and Structural Archaeology: Cosmetic and Therapeutic Chemicals, 113–118


Em meio aquoso, a formação das duas fases depende do pH: cerussite  sendo estável em ambiente ácido (pH < 6) e a hidrocerussite em ambiente alcalino (8 < pH < 10) [9]. A síntese do chumbo branco durante o Renascimento baseava-se na corrosão seca do chumbo metálico por vapores de vinagre (contendo ácido acético) na presença de CO2, O2 e H2O [10]. Com isto carbonatos de chumbo eram formados na superfície das folhas de chumbo, sendo depois recolhidos e vendidos a pintores.