Últimas

Search Suggest

Sobre o 'Polo Petroquímico do Sul', situado no Rio Grande do Sul (Brasil), e uma rede industrial de várias empresas que de converte nafta em eteno, propeno, butadieno, MTBE, solventes e muito mais


O Polo Petroquímico do Sul está localizado a cerca de 52 km de, Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Situa-se numa área verde de três mil e 600 hectares, contígua ao rio Caí.

* * *

O Polo Petroquímico é um complexo industrial formado por seis empresas: Arlanxeo, Braskem, GS Inima Brasil, Innova, Oxiteno e White Martins. Atualmente, conta com aproximadamente 6.300 funcionários, distribuídos em todo o complexo.

A produção do Polo começa com a nafta, que é a matéria-prima básica para toda cadeia de produção. Dela derivam o Eteno, Propeno, Butadieno, MTBE e solventes, produzidos por uma das unidades da Braskem  e fornecido às empresas de segunda geração - unidades de Poliolefinas da Braskem, Arlanxeo, Oxiteno e Innova. A White Martins participa do processo produtivo através do fornecimento, principalmente, de nitrogênio gás para inertização de equipamentos e processos. 

Fonte: Pólo Petroquímico do Sul

 


​As empresas de segunda geração geram produtos como polietileno de alta densidade ou linear de baixa densidade, polipropileno, borracha sintética, metiletilcetona, etilbenzeno, estireno, e poliestireno, que são matérias-primas para indústrias de diversos segmentos, para fabricação de inúmeros produtos como plástico, borracha, pisos e produtos farmacêuticos.

(...) O Polo Integrado da Química foi estrategicamente definido no distrito de Montenegro por reunir neste site todos os modais de logística. Cercado de Rodovias Estaduais e Federais, é atendido pela malha ferroviária e terminal na hidrovia interna do Rio Grande do Sul.

Uma das vantagens competitivas é o Terminal Santa Clara, destinado à navegação interior de barcaças de contêineres, conectando o Polo da Química ao Porto de Rio Grande e os mercados globais. Tem capacidade para 170 TEUs, e há estudos para ampliação de capacidade. A ampla malha viária é garantia de escoamento ágil da produção, com ligação para todas as regiões do País, Argentina e Uruguai.

(...) A área do Polo da Química dispõe de rede elétrica de alta tensão e conta com oferta canalizada de gás natural. Existe uma rede construída de 6,3 km proveniente de Montenegro e outra de 2,45 km que vem de Triunfo para fornecimento de gás natural às empresas.

Fonte: Polo da Química RS

 


Cheias de 2024: constrangimentos na produção da Braskem

Na sequência das cheias de assolaram o estado do Rio Grande do Sul em Maio de 2024, a Braskem reportou constrangimentos na produção.


A Braskem reduziu o uso de sua capacidade de produção no Brasil de cerca de 75% para aproximadamente 50% após ser forçada a paralisar o polo petroquímico de Triunfo (RS) em meio às enchentes históricas que deixaram o Estado debaixo d’água nos últimos dias.

(...) Além do polietileno verde, a Braskem produz outros químicos em Triunfo. Neste caso, polietileno e polipropileno que podem ser supridos por outras instalações da companhia no país, bem como químicos como butadieno e benzeno, usados em produtos como borrachas, tintas e plásticos.

(...) Em Triunfo a Braskem também produz um aditivo para combustíveis, o ETB2, afirmou Freitas, citando que a empresa também fabrica o produto em unidade na Bahia.

(...) As fábricas não foram afetadas diretamente pelas enchentes, mas para produzir precisamos de logística de pessoas e de produtos e acesso a terminal, disse o executivo.

Fonte: CNN Brasil


Imagem: Itatiaia