Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a coalescência em cascata de uma gota de água


Aquilo que aparentemente é a desinterassante queda de uma gota de água num volume de água, esconde um comportamento bizarro, cuja visualização apenas se torna possível com recurso a uma câmera de filmar com capacidade de gravar momentos extremamente rápidos (high speed cameras, as quais têm elevada frame rate).

O referido comportamento/efeito é conhecido por coalescência em cascata e ocorre quando uma gota é depositada gentilmente na superfície.

Em termos explicativos, o que sucede é que quando uma gota contacta com um volume do mesmo líquido a baixa velocidade, uma camada de ar situada abaixo da gota impede-a de coalescer imediatamente no volume. À medida que a camada de ar se vai reduzindo, a tensão superficial empurra alguma massa do líquido da gota no sentido do volume maior de líquido, o que faz com que uma gota de menor dimensão se forme. O processo então repete-se, e a gota vai ficando progressivamente mais pequena até que a tensão superficial a faz ser absorvida no volume de líquido.
 
Fonte: IO9
 
 
 


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...