Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a hidrofobicidade e um exemplo da sua aplicação

lotus-effect

A superhidrofobicidade, também conhecida por efeito Lotus, deve a sua descoberta ao botânico alemão Wilhelm Barthlott, no ano de 1996.~

Ao estudar a superfície das folhas de lótus, Barthlott constatou que a esta era rugosa ao invés de suave. As gotas de água que caíam na superfície deslizavam por ela abaixo instantaneamente.

Em termos científicos, o conhecimento deste fenómeno é anterior a 1996, visto que em 1986, Sacher et al noticiaram  a obtenção de pequenos filmes repelentes de água em plasma de elevada energia.
Sabe-se que a superhidrofobicidade requer a coexistência de duas condições: uma superfície hidrofóbica e estruturas rugosas. O fenómeno é comum na Natureza, sendo encontrado em folhas de plantas e em alguns insectos.




No que diz respeito a aplicações comerciais, a superhidrofobicidade é atractiva no âmbito da indústria têxtil, já que a impermeabilização de tecidos é uma funcionalidade interessante quer para a protecção contra a chuva como também para proteger os tecidos contra as manchas.

A este respeito, partilho convosco um video que exemplifica as vantagens da superhidrofobicidade aplicada a materiais têxteis.

 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...