Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre os líquidos iónicos como nova classe de solventes




Catiões e aniões que típicos em líquido iónicos [3]


Os líquidos iónicos (LI) tem vindo a apresentar-se cada vez mais como uma nova categoria de solventes que surge como alternativa aos solventes orgânicos.[1] Podem ser definidos como sais com temperaturas de fusão abaixo do ponto de ebulição da água. [2]

As vantagens associais aos LI prendem-se com um conjunto de propriedades altamente desejáveis num solvente,  tais como como [1]:

a. baixa pressão de vapor (torna-os pouco voláteis)
b. boa estabilidade térmica
c. viscosidade manipulável
d. miscibilidade com água e solventes orgânicos
e. capacidade para extrair compostos orgânicos e iões metálicos

Por estes motivos, os LI tem vindo a ser testados em aplicações como a síntese orgânica, a electroquímica, a extração em fase líquida, polimerização e a catálise.

No âmbito dos processos de separação, a selectividade dual destes solventes  que permite remover tantos compostos polares e apolares torna-os adequados como meio para separações cromatográficas.

Com o advento da química verde, a investigação em torno dos líquidos iónicos tem vindo intensificar-se, como de resto o gráfico abaixo evidencia.

Número de artigos científicos publicados sobre Líquidos Iónicos entre 1986-2006 [2].





0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...