Com uma capacidade de dessalinizar 800 mil metros cúbicos de água por dia e uma potência que ascende a 2,7 GW, a unidade IWPP, localizada na cidade de Jubail (Arábia Saudita) é a maior planta industrial do mundo para dessalinização de água do mar e produção de energia.
A fábrica produz energia por intermédio de uma processo de ciclo-combinado, que contempla turbinas de gás, turbinas a vapor e turbinas de condensação de vapor. O excesso de calor gerado é aproveitado em sistemas de recuperação, que produzem vapor e com isso geram ainda mais eletricidade. Devido às soluções otimizadas para maximização da produção de eletricidade, a eficiência na geração eléctrica desta unidade ultrapassa os 60%, contra valores de 50% tipicamente encontrados em plantas convencionais.
Parte do vapor gerado alimenta o processo da planta de dessalinização, a qual comporta 27 unidades de dessalinização baseadas nas tecnologias de destilação de múltipo efeito e compressão térmica de vapor (ver vídeo abaixo sobre o processo).
Este é um processo térmico que envolve o aquecimento e ebulição da água do mar em vários andares a pressões sucessivamente reduzidas, que permite recolher água destilada que é depois remineralizada de acordo com as especificações de qualidade pretendidas.
Em termos de rendimento, o processo permite obter 9.85 toneladas de água destilada por cada tonelada de vapor consumido.
Fonte: Marafiq