Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o professor Alírio Rodrigues na lista dos mais citados em Engª Química, segundo o Shanghai Academic Ranking of World Universities (2016)



Alírio Rodrigues, professor jubilado e até 2013 professor catedrático do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é o único investigador português e também o único de toda a comunidade lusófona, a figurar na lista dos 300 cientistas mais citados da área de Engª Química, no ano de 2016, publicada pelo Shanghai Academic Ranking of World Universities. Este ranking é baseado nos dados da plataforma Scopus, fornecendo uma medida da influência de cada investigador em termos de citações dos seus artigos científicos.

Do acordo com as suas estatísticas no Scopus, o professor Alírio Rodrigues é autor e coautor de 665 documentos (artigos, reviews, capítulos e em livro e atas de congresso), publicados num período temporal de 1974 a 2017. Estas publicações contam com mais de 16 mil citações, realizadas por mais de 9400 documentos. Finalmente, professor Alírio Rodrigues apresenta um índice-h de 60, o que significa que 60 das suas publicações têm pelo menos 60 citações cada.

Ao longo da sua extensa carreira, o professor Alírio Rodrigues desenvolveu trabalhos nas seguintes áreas:
  • Processos de adsorção e reação cíclica (destacando-se as tecnologias de PSA, SMB);
  • Intensificação de processos (também em SMB e PSA);
  • Valorização de lenhina;
  • Engenharia de perfumes e microencapsulamento.
No conjunto total das suas publicações o professor Alírio Rodrigues totaliza mais de 150 coautores, sendo de destacar o Dr. José Miguel Loureiro (docente de engª química na FEUP e investigador do LSRE) com 97 coautorias, o Dr. Carlos Grande (atualmente investigador no SINTEF - Noruega) com 66 coautorias, e a Dr. Ana Mafalda Ribeiro (investigadora no LSRE-LCM) com 56 coautorias.

As suas publicações foram realizadas num total de 145 revistas e livros diferentes, sendo de destacar os periódicos Industrial And Engineering Chemistry Research (94 documentos), Chemical Engineering Science (52 documentos), e o AiChe Journal (47 documentos).

Grande parte do trabalho realizado por este investigador teve como palco os laboratório do seu grupo de investigação, inicialmente designado LSRE em 1975/1977, e atualmente LSRE-LCM .

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...