Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a exploração de petróleo de "Bakken shale" em North Dakota (EUA)


Nada melhor do que um exemplo para elucidar como a exploração do petróleo é dinâmica, a ponto de fazer com que o que hoje é inviável economicamente explorar, amanhã pode passar a sê-lo pelo embaratecimento de algumas tecnologias, 

*     *     *

Corria o ano de 1951 quando, no estado norte-americano do North Dakota, foi descoberta uma extensa formação rochosa de nome "Bakken shale", que se estima conter cerca de 18 mil milhões de barris de petróleo. 

À data a exploração deste recurso era impensável porque era por demais dispendioso recuperar petróleo contido em rochas.

Recentemente, por volta de 2008, a perspectiva mudou. Com a diáspora da tecnologia de perfuração conhecida por "fratura hidráulica" ou "fracking", a equação da viabilidade económica alterou-se, e deu-se início à exploração de petróleo neste local.

Actualmente (2013) existem mais de 200 de plataformas de extração de petróleo em Bakken shale, as quais extraem um total de 20 milhões de barris por mês.

As imagens abaixo documentam esta recente ofensiva na exploração de petróleo das jazidas de Bakken shale.

© Reuters/Shannon Stapleton


© Reuters/Jim Urquhart


© Reuters/Jim Urquhart


© Reuters/Jim Urquhart


© Reuters/Jim Urquhart


© Reuters/Jim Urquhart

© Reuters/Jim Urquhart

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...