Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre as máscaras respiratórias e os filtros nela existentes





[National Geographic] - "Como é feita uma máscara respiratória? É algo semelhante a outras máscaras?

[Jonh Georgiadis] - Não. Uma máscara respiratória possui dois módulos que previnem a inalação de contaminantes tóxicos existentes no ar. Estão são barreiras colocadas nos respiros da máscara.

O primeiro é um filtro de partículas, o qual remove bactérias existentes no ar. Praticamente não há química envolvida nesta peça, trata-se simplesmente uma barreira física que, através de um emaranhado de fibras, aprisiona fisicamente bactérias e toxinas e impede-as de serem inaladas pelas vias respiratórias.

O segundo elemento, esse sim químico, é baseado em processos de adsorção, e permite reter moléculas tóxicas como o gás Sarin. Trata-se de algo análogo ao que o filtro do tabaco realiza quando uma pessoa fuma um cigarro.

A adsorção das máscaras respiratórias é conseguida usualmente  por intermédio de carvão, o qual uma vez ativado com oxigénio, se torna altamente capaz de reter os compostos nocivos.



[National Geographic] - É possível que o filtro de uma máscara fique entupido?

[Jonh Georgiadis] - Existe um compromisso entre criar um filtro eficiente que capture 99,99% das partículas tóxicas ao mesmo tempo que garantir suficientes poros abertos para que o ar necessário à respiração circule. As máscaras devem ser usadas durante um período de tempo curto, ao fim do qual os filtros entopem.

Poder-se-ia criar um filtro gigante, mas tranportá-lo seria como possuir uma tromba de elefante. Os movimentos tornar-se-iam mais complicados.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...