Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a evaporação multi-efeito, e a economia de utilidades pela utilização de evaporadores em série



Fonte: GEA


"Quando um único evaporador é colocado em operação e os vapores que saem deste são condensados ​​e descartados, o método é conhecido como evaporação de um único efeito. A economia de um evaporador de efeito único é sempre inferior a um. Geralmente, para evaporação de 1 kg de água de uma solução, é necessário 1 a 1,3 kg de vapor.

O método de aumentar a evaporação por quilograma de vapor empregando uma série de evaporadores entre o fornecimento de vapor e o condensador é conhecido como evaporação de múltiplos efeitos (...). É uma maneira única de aumentar a economia de um sistema de evaporação.

Um sistema de evaporação de múltiplos efeitos é comumente usado em operações de grande escala. Em tal sistema, os evaporadores são dispostos em série de modo que o vapor de um evaporador seja usado como meio de calor para o próximo que está operando sob uma pressão e temperatura mais baixas. Cada unidade dessa série é chamada de "efeito". No caso de um evaporador de efeito triplo, se o primeiro efeito operar a pressão atmosférica, o segundo e o terceiro efeito funcionam sob vácuo. O vapor é alimentado ao primeiro efeito e o vapor do terceiro efeito é condensado em um condensador conectado a uma bomba de vácuo.

Com um sistema de evaporação de efeito múltiplo contendo efeitos N em série, é possível teoricamente evaporar N kg de água a partir de  kg de vapor inicial alimetnado ao primeiro efeito."

Fonte: Nirali Prakashan, Heat Transfer, 2008, 8ªEd, Nirali Prakashan, Maharashtra




0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...