Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a indústria química da Catalunha, e a sua importância económica para a região e para Espanha



A região da Catalunha, cuja reivindicação independentista tem sido notícia neste ano de 2017, tem na indústria química um dos principais setores da sua economia regional, a qual tem simultaneamente grande importância a nível nacional (Espanha).

De acordo com dados do Governo da Catalunha relativos ao ano de 2015, existiam à data 748 empresas químicas na Catalunha, representando 2% da indústria catalã e 27,4% das empresas químicas em Espanha.

Esta indústria química regional apresentou um volume de negócios de mais de 16 mil milhões de euros no ano de 2014, correspondentes a 12,8% do volume de negócios industrial catalão, e a 42,6% de todo o setor em Espanha.

Relativamente ao emprego, e baseado em dados de 2016, o setor químico da Catalunha empregava diretamente mais de 32 mil pessoas nesse ano, representando estes dvalores 8% da indústria catalã e 37,1% de todo o setor químico em Espanha.

Ao longo da década 2006-2016, as exportações catalãs de produtos químicos representaram 16,7% das exportações da indústria desta região e 50% das exportações de produtos químicos na Espanha. 

No mesmo período, a indústria química catalã teve investimentos em investigação e desenvolvimento (R&D) na ordem de € 108 milhões de euros.

Mais de 200 empresas químicas internacionais estão instaladas na Catalunha. Estas estão especialmente concentradas em Tarragona, que constitui um dos maiores pólos químicos da Europa. A alta concentração de empresas químicas facilita as sinergias entre os diferentes produtores, quer em termos de abastecimento de matérias-primas como de produtos, mas também no aproveitamento de subprodutos ou resíduos para uma economia circular.


Distribuição de empresas químicas espanholas e 
internacionais na região de Tarragona.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...