Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Revista semanal de imprensa (BEQ.2018.8): urânio em Espanha, celulose no Brasil, carvão em Portugal, e prós e contras da bioenergia para todos

Nesta rubrica, o BEQ faz uma compilação de notícias, artigos ou outros conteúdos, descobertos e lidos no decorrer da semana, e que tratam de temas centrais ou conexos com a engenharia química.

O mote é divulgar este ramo engenharia pela promoção e consulta de conteúdos originalmente  publicados por outras fontes que não o BEQ, desde logo blogues, jornais, revistas, ou sites em geral.


 * * *



Ambientalistas portugueses e espanhóis manifestam-se hoje em Salamanca contra a instalação da mina de urânio, em Retortillo. São esperados dois a três mil participantes para o protesto contra os impactos da mina para o ambiente e para a saúde.

A produção de celulose registrou crescimento de 10,2% em janeiro, para 1,83 milhão de toneladas, em relação a igual período de 2017. O dado foi divulgado pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), que reúne os produtores de celulose, papel, painéis e pisos de madeira de madeira e florestas no país.

Imposto sobre o carvão, introduzido este ano, pode antecipar fecho da central de Sines, admite António Mexia. Presidente da EDP avisa que poderá pôr em perigo a segurança de abastecimento. (...) O presidente executivo da EDP admite que a aplicação do imposto petrolífero ao carvão poderá levar a empresa a antecipar o encerramento da central de Sines, que tem um prazo indicativo de 2025.

Nos últimos anos muito se tem falado das energias renováveis. No início do século a União Europeia procurava uma estratégia para o uso sustentável dos biocombustíveis e da biomassa com a agricultura tradicional. Para alguns, os biocombustíveis iriam contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Para outros, suscitavam muitas dúvidas. Este documentário mostra-nos os dois lados dessa fonte de energia.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...