Últimas

Search Suggest

Revista semanal de imprensa (BEQ.2018.22): óleo e gás brasileiro, desreguladores endócrinos, biocompósitos agroflorestais, e indústria verde

Nesta rubrica, o BEQ faz uma compilação de notícias, artigos ou outros conteúdos, descobertos e lidos no decorrer da semana, e que tratam de temas centrais ou conexos com a engenharia química.

O mote é divulgar este ramo engenharia pela promoção e consulta de conteúdos originalmente  publicados por outras fontes que não o BEQ, desde logo blogues, jornais, revistas, ou sites em geral.


 * * *



A indústria de óleo e gás tem o potencial de atrair cerca de R$ 2,5 trilhões em investimentos nos próximos dez anos. A informação é do diretor-geral da ANP, Décio Oddone, que participou do lançamento do Anuário da Indústria do Petróleo no RJ 2018. “Para que os investimentos cheguem neste valor, é preciso que exista competição. E para existir competição, tem que existir uma multiplicidade de atores”, afirmou.


A concentração de compostos químicos em materiais itens como garrafas plásticas, protetores solares e sabonetes preocupa pesquisadores da USP de Ribeirão Preto. As substâncias conhecidas como desreguladores endócrinos são capazes de alterar a produção de hormônios no organismo e, assim, provocar males como câncer, obesidade e até infertilidade.


Uma startup de Vila Real está a desenvolver biocompósitos naturais, como vasos e placas para isolamento térmico, com subprodutos da agricultura e resíduos agroflorestais, que podem ser uma alternativa ao plástico e outros materiais derivados de combustíveis fósseis.


Conselheiro de Obama mostra que se mais argumentos não houvesse, os de rentabilidade económica deveriam ser suficientes para convencer os empresários a investir na indústria verde. Alterações climáticas são a principal ameaça ao património da humanidade.