Últimas

Search Suggest

Sobre o 'O que pode se fazer com uma árvore' (CEPI), e a importância da economia da floresta para a Europa


Consulte ou descarregue o póster aqui.

* * * 

No póster acima, encontram-se sistematizadas pouco menos do que 100 diferentes aplicações e produtos associados à economia da floresta, e que encontram colocação no mercado e utilidade em mais de 13 indústrias distintas, a saber: aviação, construção civil, impressão e publicação, embalagens, alimentação, automóvel, cosmética e higiene pessoal, eletrónica, farmacêutica e médica, mobiliário, químicos, têxtil, e energia.

* * *

"As florestas cobrem cerca de 40% do território da Europa (190 milhões de hectares), tornando a Europa uma das regiões mais ricas em florestas do mundo. A região é uma das poucas no mundo onde a cobertura florestal aumentou no último século. Proprietários de florestas e os gestores contribuem para o crescimento e o emprego na área rural, assegurando a prestação de serviços de madeira e ecológicos. 

As atividades florestais europeias têm um volume de negócios de quase € 500 mil milhões, empregando aproximadamente 3,5 milhões de pessoas.  A respetiva indústria investiu em tecnologia para transformar resíduos e subprodutos em produtos  inovadores de base biológica que são essenciais para o desenvolvimento de uma bioeconomia. 

Como o aumento dos investimentos feitos em tecnologias inovadoras, mais produtos desta indústria poderão ainda vir a alcançar novos segmentos de mercados, proporcionando benefícios adicionais para a sociedade como um todo.

A bioeconomia compreende o abastecimento sustentável de recursos e serviços renováveis bem como a conversão de fluxos de resíduos em alimentos, rações, fibras, materiais, produtos químicos e bioenergia. 

As biorrefinarias,  enquanto parte essencial da bioeconomia, são instalações industriais que fornecem produtos de origem natural, substituindo outros de origem fóssil. Um grande exemplo de biorrefinarias é a celulose e o papel, juntamente com fábricas de processamento de madeira. Estes têm o potencial de fornecer uma riqueza de produtos como os identificados no póster acima."

Fonte: CEPI