Últimas

Search Suggest

Revista semanal de imprensa (BEQ.2018.32): alternativa natural ao estireno, baixa na reciclagem, urânio antigo à venda, e salários de engª química no Brasil

Nesta rubrica o BEQ faz uma compilação de notícias, artigos ou outros conteúdos, descobertos e lidos no decorrer da semana, e que tratam de temas centrais ou conexos com a engenharia química.

O mote é divulgar este ramo engenharia pela promoção e consulta de conteúdos originalmente  publicados por outras fontes que não o BEQ, desde logo blogues, jornais, revistas, ou sites em geral.

 * * *


Uma equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu uma molécula natural para substituir o estireno, derivado do petróleo que é bastante usado (...) nas indústrias naval, automóvel, embalagens e de vestuário, mas é muito tóxico.

Agência Portuguesa do Ambiente alerta que esforços para aumentar a reciclagem não estão a funcionar. Pedem-se medidas urgentes. (...) Os portugueses estão há quatro anos seguidos a produzir mais lixo (+2% em 2017), mas o maior problema é que, invertendo uma tendência com vários anos, diminuíram os resíduos recicláveis recuperados: menos cerca de 50 mil toneladas numa descida de 9%

Material está armazenado em barris em Nelas desde que encerraram as minas da Urgeiriça. Da última vez que foi avaliado valia 13,7 milhões de euros. Antigos trabalhadores pedem que o resultado da venda seja aplicado em projectos na terra.

Fato é que a resposta dessa pergunta não é simples. Muito menos pode ser considerada uma ciência exata. Não há como cravar um número pois o profissional de Engenharia Química pode exercer diversas funções dentro do Mercado de Trabalho e cada uma delas é remunerada de maneira diferente. (...) Segundo a Catho, a média salarial de um engenheiro químico no Brasil é de R$ 5.848,61.