"Por mais de 200 anos, a síntese de moléculas orgânicas permaneceu uma das tarefas mais importantes na química orgânica. O trabalho dos químicos tem implicações científicas e comerciais que vão desde a produção de aspirina até à do Nylon. No entanto, pouco foi feito para mudar radicalmente as práticas milenares e permitir uma nova era de produtividade baseada no pioneirismo da ciência e tecnologia da inteligência artificial (AI).
O desafio para os químicos orgânicos em áreas como química, ciência dos materiais, petróleo e gás e ciências da vida é que existem centenas de milhares de reações e, embora seja possível lembrar algumas dúzias no campo de um especialista estreito, é impossível ser um especialista em tudo.
Para resolver esta questão, perguntamos a nós mesmos: poderemos usar o deep learning e a inteligência artificial para prever reações de compostos orgânicos?
(...) No ano passado, na Conferência NIPS 2017, apresentámos os nossos resultados: uma app baseada na web que (...) superou as soluções atuais usando seus próprios conjuntos de treinamento e teste, alcançando uma precisão de 80,3%(...), mas sabíamos que poderíamos ser ainda mais precisos.
(...) Na reunião da American Chemistry Society em Boston, lançámos a ferramenta AI no IBM Cloud com o nome de IBM RXN for Chemistry (...) Ao simplificar o modelo e retransmitir mais extensivamente o mecanismo de atenção, atingimos 89% no mesmo conjunto de dados usado na publicação anterior e por outros grupos - estado da arte."
Fonte: IBM
Funcionalidades da ferramenta IBM RXN :
- Desenhe moléculas com o ketcher;
- Imagine suas moléculas e reações favoritas a um clique de distância;
- Assistência para trabalhos de investigação científica e preparação de aulas de Química Orgânica.