O conceito do "pigging" é engenhoso e simples. A tecnologia foi descoberta e desenvolvida originalmente pela indústria petrolífera há mais de 100 anos, e conquistou muitos outros campos. (...) Com base nas aplicações na indústria petrolífera (oleodutos), que começaram no final do século XIX, a partir de 1970 a limpeza e a selagem de tubagem por pigging foram introduzidos e disseminadas na indústria química.
(...) A tecnologia de pigging pode ser considerada como uma subdivisão da tecnologia de transporte e limpeza de materiais. É um campo fortemente interdisciplinar, com contato próximo com a mecânica de fluidos, tecnologia de pipelines e engenharia química.
O termo "pigging" está associado principalmente à limpeza, mas a tecnologia serve na verdade para mais do que apenas limpeza. (...) Os "pigs" podem ser igualmente usados para inspecionar, detectar, reparar, medir e verificar. Em muitas aplicações, o pigging tornou-se indispensável, caso das aplicações que implicam esterelização em geral, alimentos, nas indústrias farmacêutica, de ciências da vida e de cosméticos; e, claro, em pipelines.
A título de exemplo, o Pigging pode ser usado, por exemplo, para limpar mecanicamente uma tubagem (com escovas), para verificar um canal (com câmera de vídeo), ou para inspecionar as costuras de soldagem das linhas de tubulação (com sensores apropriados).
Fonte: Gerhard Hiltscher, Wolfgang Mühlthaler, Jörg Smits, Industrial Pigging Technology: Fundamentals, Components, Applications, John Wiley & Sons, 2006
Pigging a ser usado com vista ao descongelamento de tubagens.
Pigging a ser usado com vista à limpeza de tubagens.