Últimas

Search Suggest

Revista semanal de imprensa (BEQ.2019.24): papeleiras investem contra incêndios, azeite adulterado, derrame no Nordeste, e homenagem a professor de EQ da UFC




João Castelo Branco, da Navigator, falou à Lusa sobre os investimentos da indústria na prevenção de incêndios, o uso dos bio-resíduos gerados pela atividade papeleira e a neutralidade carbónica.


Em julho deste ano, órgão já havia proibido a venda de outros seis rótulos pelo mesmo motivo. Saiba como identificar um produto adulterado. (...) A maior parte das fraudes foi feita com a mistura com óleo de soja e óleos de origem desconhecida. Houve redução na comparação com a ação feita em 2018, quando a fraude envolveu 46 marcas.


"A grande questão é agir rápido, resolver o problema, não ficar buscando culpados. Isso pode ser feito depois", afirmou Márcio Nele, professor de Engenharia Química do Programa de Pós-Graduação da Coppe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). "Depois que a mancha se espalha, o problema aumenta muito, o óleo se mistura com a água do mar e com areia e fica mais viscoso, mais difícil de ser dispersado. Se chegar à praia, a situação é ainda mais grave."


O Prof. Célio Loureiro Cavalcante Junior, do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará, será homenageado em sessão especial do dia 11 de novembro durante o encontro anual do Instituto Americano de Engenheiros Químicos (AICHE).