O mercado mundial de compostos de lítio deverá atingir USD $ 5,87 mil milhões até 2020, crescendo a um taxa de 13,2 % (CAGR) entre 2015 e 2020.
Em termos de valor, o segmento de polímeros deve liderar o mercado global de compostos de lítio até 2020, por aplicação, porque são económicos, seguros e ecológicos para várias aplicações, como tubos, pneus, borracha e outros. No entanto, as baterias de iões de lítio são a aplicação que mais cresce no mercado de compostos de lítio, em termos de valor e volume. A procura por baterias de iões de lítio está em crescimento devido ao aumento dos dispositivos de armazenamento de energia e dos veículos elétricos.
Os principais fabricantes de compostos de lítio incluem SQM (Chile), Albemarle Corporation (EUA), FMC (EUA), Sichuan Tianqui lítio (China) e Jiangxi Ganfeng Lithium Co., Ltd (China).
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Fonte: Markets & Markets
A Ásia e o o mercado mundial de baterias lítio
Em 2015, a capacidade total de fabricação de baterias de lítio no mundo totalizou 60 GWh e estava localizada principalmente na China, Japão e Coreia. Juntos, esses países representaram 88% da capacidade total de fabricação mundial para todas as aplicações de uso final. Os países asiáticos também abrigavam uma parcela significativa da capacidade global de fabricação de materiais específicos das baterias em 2015: cátodos (85%), ânodos (97%), separadores (84%) e eletrólitos (64%).
(...) O mercado global de baterias de lítio em aplicações de veículos elétricos e armazenamento de energia é enorme. Os veículos elétricos representarão o maior mercado num futuro próximo, enquanto as taxas de crescimento mais altas são esperadas nas aplicações de armazenamento de energia (não automóvel).
Evolução da produção de baterias de lítio para veículos e armazenamento.
(...) Com exceção da fábrica da Tesla-Panasonic (35 GWh), apenas as empresas na Ásia contribuem para a expansão da capacidade de fabricação global de baterias de lítio para as duas aplicações referidas (veículos e armazenamento). Somente na China, estão a ser construídas até 9 fábricas que aumentarão a capacidade de produção para um total de 107 GWh em 2020 e 120 GWh em 2021 , elevando assim a participação da China na produção global de LIB para 65 %
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Fonte: Steen, M., Lebedeva, N., Di Persio, F. and Boon-Brett, L., EU Competitiveness in Advanced Li-ion Batteries for E-Mobility and Stationary Storage Applications – Opportunities and Actions,EUR 28837 EN, Publications Office of the European Union, Luxembourg, 2017.
A Europa e a cadeia de valor na produção de baterias de lítio
Os segmentos da cadeia de valor a montante da fabricação de packs de baterias, nomeadamente o processamento de matérias-primas, a fabricação de componentes e de células, são predominantemente dominados pelos custos de produção e, portanto, estão sujeitos a concorrência mundial. As considerações sobre a competitividade da UE devem, portanto, em primeira instância, abranger esses segmentos mas visar sobretudo a inovação tecnológica na química das células eletroquímicas, nos formatos celulares e nas tecnologias / processos de fabricação daquelas.
As empresas europeias são reconhecidamente fortes apenas nos estágios posteriores da cadeia de valor das baterias e, em geral, mais fracas nos segmentos de materiais e fabricação de células. As medidas para aumentar a competitividade da UE devem, por conseguinte, em primeira instância, visar estes segmentos.
Ao avaliar a atratividade e a viabilidade do estabelecimento de capacidades de fabricação de baterias de lítio na Europa, os seguintes aspetos devem ser considerados:
Ao avaliar a atratividade e a viabilidade do estabelecimento de capacidades de fabricação de baterias de lítio na Europa, os seguintes aspetos devem ser considerados:
- acesso ao fornecimento (em termos de dependência de importação de matérias-primas);
- competitividade de custos;
- valor acrescentado além do custo, que pode diferenciar as empresas da UE das empresas asiáticas;
- esforços sustentados de R&D.
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Fonte: Steen, M., Lebedeva, N., Di Persio, F. and Boon-Brett, L., EU Competitiveness in Advanced Li-ion Batteries for E-Mobility and Stationary Storage Applications – Opportunities and Actions,EUR 28837 EN, Publications Office of the European Union, Luxembourg, 2017.
Portugal e a autonomia da Europa no acesso a matérias-primas
Os materiais críticos para as baterias de lítio (ou seja, aqueles com alta dependência de suprimento e importância económica) são cobalto, grafite natural e silício metálico. A China domina a produção global de grafite natural e de silício metálico e aumenta constantemente seu controlo da produção de cobalto. Além disso, enquanto o próprio lítio não é considerado um material crítico, a China abriga a maioria das instalações de refinação de lítio do mundo. Como resultado, a China adquiriu e ainda está a expandir a sua posição dominante na cadeia de suprimentos desta bateriais e há poucas possibilidades de a indústria da UE se tornar competitiva no fornecimento de matérias-primas.
Depósitos de lítio em Portugal. Fonte:
No entanto, a construção e o fortalecimento da atividade da UE no fornecimento de materiais podem ter um retorno em termos de redução da dependência futura de materiais importados de componentes de baterias (particularmente Co e Li e Ni de alta pureza posteriormente) na fabricação de células e no encurtamento das distâncias de suprimento e horários. Isso pode ser alcançado através de:
- Desenvolvimento da fonte doméstica de Li (Suécia, Finlândia, Portugal, República Checa, Sérvia), Co (Finlândia), grafite (Suécia);
- Substituição de Co por outros materiais (já em andamento para cátodos otimizados) e mitigação da dependência de seu suprimento (por exemplo, expandindo a produção doméstica da UE de Ni de alto grau);
- Aumentar os volumes de reciclagem / reutilização de materiais das baterias.
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Fonte: Steen, M., Lebedeva, N., Di Persio, F. and Boon-Brett, L., EU Competitiveness in Advanced Li-ion Batteries for E-Mobility and Stationary Storage Applications – Opportunities and Actions,EUR 28837 EN, Publications Office of the European Union, Luxembourg, 2017.
Fonte: Steen, M., Lebedeva, N., Di Persio, F. and Boon-Brett, L., EU Competitiveness in Advanced Li-ion Batteries for E-Mobility and Stationary Storage Applications – Opportunities and Actions,EUR 28837 EN, Publications Office of the European Union, Luxembourg, 2017.