Search Suggest

Sobre a indústria química italiana: dimensão, setores de atividade, geografia, e a Federchimica, a associação que a representa

A indústria química italiana por setor.

Com uma faturação de quase 56 mil milhões de euros em 2018, a Itália é o terceiro país europeu em termos de produção química, com uma participação na produção da União Europeia (UE) superior a 10%; é também o 11º produtor químico em todo o mundo. 

Com referência a vários ramos de produtos químicos e especialidades finas, a Itália ocupa posições ainda mais altas no ranking internacional: por exemplo, no que diz respeito aos ingredientes ativos farmacêuticos, possui uma liderança global. Sendo um país com forte vocação industrial, a Itália representa o terceiro maior mercado para produtos químicos na UE.

O seu posicionamento no meio do Mediterrâneo pode ser extremamente conveniente: essa é uma das razões pelas quais muitas empresas químicas de propriedade estrangeira colocaram sua sede estratégica no sul da Europa. Mais de 2.800 empresas estão ativas em todo o território nacional, empregando mais de 109 mil pessoas pessoas qualificadas por empresas químicas estrangeiras decidiram colocar aqui sua base estratégica para gerenciar operações no sul da Europa.


Geografia da indústria química italiana.


A indústria química italiana está concentrada no norte do país, próximo aos mercados europeus a jusante e às empresas clientes locais.

O norte da Itália responde por cerca de 78% do emprego químico. A Lombardia, que representa mais da metade, tem uma verdadeira vocação para produtos químicos: está entre as cinco principais regiões químicas da Europa em termos de funcionários e número de empresas.

No país existem alguns locais químicos importantes, também no sul e nas ilhas. Eles oferecem oportunidades de investimento estrangeiro muito interessantes, graças à sua característica logística, disponibilidade de mão-de-obra altamente qualificada e esquemas de apoio ao investimento.



Federchimica é o nome abreviado da Federação Italiana da Indústria Química.

Foi fundada em 1916 como Associação Italiana de Empresários Químico-Farmacêuticos, em 1920 tornou-se a Federação Italiana de Associações da Indústria Química e em 1945 tornou-se Aschimici, foi transformada em Federchimica em 1984.

Atualmente, 1400 empresas, com um total de 90 mil funcionários, fazem parte da Federchimica. Eles são agrupados em 17 associações, articuladas em 38 grupos de produtos.

A Federchimica é membro da Confindustria (Confederação Geral da Indústria Italiana) e CEFIC (Conselho Europeu da Indústria Química).
_____
Fonte: Federchimica