Últimas

Search Suggest

Sobre retratos históricos da indústria e comércio de produtos químicos na Filadélfia (EUA) em 1840-1850

Vale a pena analisar os retratos da realidade industrial e comercial norte-americana, mais especificamente da Filadélfia em 1840-1850, e compará-la com a realidade atual, volvidos quase dois séculos: dos barris às carroças, do aspeto das instalações à forma de fazer marketing, dos produtos comercializados ao modo como produtos de categorias químicas distintas coexistem no mesmo tipo de loja.

* * *

Refinaria de açúcar e fábrica de açúcar-cande de Issac Koons:


Este anúncio de 1847 mostra o prédio administrativo de três andares (com uma construção adicional), e a refinaria de açúcar de nove andares anexada, localizados no canto sudoeste da Willow Street e Old York Road (York Avenue), na Filadélfia. As placas no prédio administrativo identificam este negócio como uma refinaria de açúcar e fábrica de açúcar-cande [açúcar que forma cristais grossos, semitransparentes] pertencente a Isaac Koons.

Um robusto funcionário aparece na entrada do escritório. Uma carroça puxada a cavalo carregada com mercadorias (algumas rotuladas com a letra “K”) espera na rua e o cocheiro caminha na direção do funcionário. Um barril fica perto da lateral do escritório em frente a um trabalhador. Ele caminha em direção ao barril saindo de uma entrada aberta da refinaria, com o aviso: “Entrada proibida”. Barris aparecem dentro da refinaria, e outros, com engradados, formam uma pilha em frente à refinaria. Fumaça sai das chaminés. 
_____


Ritter Cotterell e Ritter, Armazém de remédios e produtos químicos por atacado. Tintas, óleos, vidros e corantes:


Este anúncio de 1846 mostra a loja de quatro andares do armazém de remédios e produtos químicos por atacado da empresa Ritter Cotterell & Ritter, localizada no bloco 100 da North Third Street, em Filadélfia. Placas no edifício anunciam os produtos, incluindo “Alvaiade puro e com garantia de Wetherill & Co.”; “anil, garança, campeche, aguarrás, óleo de linhaça”; e “caixa de fósforos patenteadas & acrebite americano”. (O alvaiade é um composto químico feito de chumbo, carbono, oxigênio e hidrogênio, usado antigamente para fabricar tinta branca. Anil, garança e campeche são todos corantes à base de plantas. Acrebite é outra palavra para enxofre.) Na imagem, um cliente sai por uma das três entradas abertas da loja; outro é visto no interior. Tubos e garrafas preenchem a vitrine central e engradados e barris se alinham na calçada em frente ao prédio. Ao lado da fachada da loja, perto do porão aberto, um carroceiro aparece do lado de seu cavalo, que puxa uma carroça cheia de caixas.
_____


Drogaria a atacado e varejo de Robert Shoemaker:


Aqui é mostrada a drogaria de Shoemaker no quarteirão 200 da Green Street. Os letreiros anunciam branco de chumbo, fármacos, medicamentos, tintas, óleos, vidros, corantes, “vidros de janela de todos os tamanhos”, vidros para fotos, “vidros baratos para canteiros”, “branco de chumbo com garantia de pureza por tonelada ou libra”, tintas já misturadas, óleo de linhaça, gessos, hidróxido de potássio e sódio. Um cliente entra passando por entre barris e sacos. Dois funcionários ficam no longo balcão perante a prateleiras de produtos farmacêuticos. Latas e frascos de drogaria preenchem as janelas principais. Na esquina da rua, cestas e caixas de produtos farmacêuticos, incluindo índigo e óleo de vitríolo (ácido sulfúrico), estão alinhados na calçada e alguns são carregados em uma carreta puxada por cavalos.
_____


John Horn, loja de medicamentos e produtos químicos:


Esta impressão de publicidade de 1846 mostra a loja de medicamentos e produtos químicos de John Horn, localizada na North Third Street, nº 801, na Filadélfia, onde permaneceu aberta de 1829 a 1871. Uma grande faixa acima das entradas principais do edifício informa “Loja de Medicamentos & Produtos Químicos J. Horn. Médicos da cidade & região sempre encontram aqui os medicamentos & produtos químicos mais puros, preparados com o maior cuidado com base nas publicações francesas, inglesas, alemãs & americanas mais recentes”. Um cliente aparece entrando no estabelecimento enquanto outro olha as mercadorias exibidas na janela. Na rua de pedra uma carroça puxada por cavalos aguarda, enquanto um funcionário descarrega um barril no porão da loja. Protegidas por um parapeito, pessoas apreciam a vista no terraço do edifício de quatro andares.
_____


J. e J. Reakirt, Armazém de remédios por atacado: Remédios, produtos químicos, tintas e corantes.

Esta impressão de publicidade de 1846 mostra o edifício de três andares e meio da J. & J. Reakirt, farmacêuticos por atacado localizados no bloco 200 da Callowhill Street, em Filadélfia. Placas anunciam “Remédios, produtos químicos, tintas, óleos, frascos e corantes”; “Alvaiade & vidro de janela nos menores preços de fábrica”, “Tintas, óleos, vernizes”; e “Alume, garança, campeche, sândalo africano, anil, sulfato ferroso, fustete, terebintina”. Clientes, vistos pelas entradas abertas, permanecem em pé em frente ao balcão da loja. Potes e garrafas se alinham nas vitrines. Caixas e barris, alguns com identificações, aparecem enfileirados na calçada. Ao lado da loja, um atendente verifica uma lista, enquanto um carroceiro descarrega seu veículo puxado a cavalo. Um pilão e um almofariz de boticário em tamanho grande aparecem pendurados na esquina do edifício, e acima de uma placa que diz “Armazém de remédios por atacado” há uma identificação de seguro contra incêndio.
_____